O Google encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de US$ 1,25 bilhão, cifra 35% superior aos US$ 925,1 milhões registrados no mesmo período do ano passado. No entanto, na comparação com o primeiro trimestre deste ano, o resultado diminuiu – entre janeiro e março, o Google teve um lucro de US$ 1,31 bilhão.
A receita do Google também cresceu, para US$ 5,37 bilhões, ou seja, 39% acima do registrado no mesmo trimestre de 2007. Na comparação com o primeiro trimestre, o crescimento foi de 3%.
Nesta sexta-feira, o Google também anunciou a assinatura de um acordo com a Rambler Media – responsável pelo portal russo Rambler – para adquirir a sua agência de publicidade on-line Zao Begun por US$ 140 milhões. A estratégia do site de buscas com o negócio é aumentar a participação no mercado de publicidade na internet na Rússia, que está em franca expansão.
A aquisição da Begun, segundo o Google, dará aos anunciantes o acesso a uma ampla rede de sites para divulgarem seus produtos e serviços. Já os editores se beneficiarão de um conjunto mais vasto de anúncios para seus sites.
Segundo Mohammad Gawdat, executivo de mercados emergentes do Google, o acordo irá proporcionar melhores resultados de buscas aos usuários e maior visibilidade aos anunciantes russos.
A operação ainda está sujeita a ajustes de fechamento. A conclusão do negócio está prevista para este trimestre.