A companhia francesa Global Approach Consulting (GAC), que atua no mercado de incentivos à inovação, anunciou o início de suas operações no Brasil e aposta em mercado potencial de R$ 1,5 bilhão. Sem revelar o valor investido, o diretor de desenvolvimento da GAC, Arnaud Leurent, disse que o Brasil é um dos mercados mais promissores nessa área.
Para abrir a unidade no país, a GAC comprou a companhia brasileira I9Now, que já atende 30 clientes na área. "Com a aquisição, vamos poder expandir a atuação, conscientizar as organizações locais, de modo a fazer do Brasil o nosso principal mercado em apenas três anos", sinaliza. Também faz parte da estratégia de expansão da empresa abrir sete escritórios. O três primeiros em São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. Em seguida, no Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Brasília. "Vamos seguir o mapa da inovação que reforça 80% do mercado na região sudeste", disse.
Leurent explica que o decreto 5798/06, que regulamentou a Lei do Bem, possibilitou ao país aderir a um mecanismo internacional, instituído em 1983 por meio do Protocolo de Portugal, que permite que as nações signatárias possam aplicar até 3% do PIB em inovação. "Até hoje, apenas 560 empresas nacionais utilizaram o instrumento fiscal. Na França, por exemplo, somente a GAC atende 1,5 mil companhias, que conseguem alavancar 40 bilhões de euros para processos e produtos inovadores por meio do Credit Impot Recherche."
De acordo com André Palma, diretor-geral para o Brasil, o benefício da Lei do Bem é, em média, de 25% do valor aplicado pela empresa. A GAC realiza análise técnica, fiscal, contábil e estratégica, e auxilia as empresas que investem em projetos inovadores a obterem incentivos fiscais. A empresa foi fundada por Patrice Bougon e possui aproximadamente 250 empregados.
- Inovação