A IBM acaba de lançar o z114, um servidor mainframe que oferece maior facilidade de expansão e eficiência energética. Com foco em empresas e governos de médio porte, a novidade faz parte da estratégia da companhia em estender a inovação e as qualidades exclusivas do mainframe às organizações de todos os portes. O lançamento baseia-se no conceito de Smarter Computing, que prevê a otimização de recursos e centralização de diversas tecnologias em um único sistema.
O novo servidor permite que estes mercados aproveitem os benefícios de um mainframe, como a base de seus data centers, a preços acessíveis e alto desempenho – a IBM diz que o z114 custa 25% menos e oferece 25% mais performance que seu antecessor, o System z10 BC. Além disso, permite a consolidação do trabalho de 40 servidores com apenas dois processadores rodando Linux.
Com preço inicial a partir de R$ 520 mil — mainframe IBM de menor preço — o z114 é uma opção para mercados emergentes que passam por um rápido crescimento graças à oferta de novos serviços de bancos, varejo, dispositivos remotos, serviços governamentais e outras indústrias. A tecnologia também ajuda organizações de diferentes portes que se deparam com uma enxurrada de dados a cada dia e precisam de sistemas computacionais robustos que suportem uma operação com eficiência, melhor compreensão do comportamento e das necessidades de seus clientes, ajudando na tomada de decisões em tempo real, enquanto reduz os riscos operacionais.
Outra novidade é a inclusão de recursos, como o suporte a lâminas blades de servidores IBM System x, dentro do sistema z114, que pode, agora, executar aplicativos de forma integral para Linux x86 e, no futuro, para Windows. Com isso, o cliente passa a gerenciar cargas de trabalho distintas a partir da interface do z114.
Com melhoria no desempenho, aumento de capacidade, novas funcionalidades de computação hibrida, poder significativo de processamento e recursos de resfriamento, o z114 ainda oferece, de forma unificada, a infraestrutura necessária para implementação de ambientes de cloud computing e pode ser utilizado como ponto focal para a oferta da 'nuvem in a box'.
Diferenciais
Segundo a empresa, o z114 pode consolidar cargas de trabalho de até 60 servidores x86. A capacidade adicional embutida na tecnologia também permite que os clientes distribuam cargas de trabalho provenientes de 300 sistemas x86 sem a necessidade de aumentar a área de cobertura do datacenter ou a complexidade e o custo de gerenciamento de sistemas. O novo z114 usa 12% menos energia e ocupa menos espaço físico que 300 sistemas x86.
A tecnologia foi projetada para operar em temperatura ambiente, sem a necessidade de condicionamento de ar adicional, e nas condições mais rígidas, como temperaturas de até -34 Co. Também possui mecanismos capazes de reduzir os custos e aumentar o desempenho, como o Integrated Facility for Linux (IFL), que permite a criação e manutenção de um servidor virtual Linux no z114 por menos de US$ 500 por ano.
- Eficiência energética