A Escala Informática, parceira da IBM que atua no provimento de tecnologia para negócios, acaba de estruturar uma operação conjunta com a Keyword Tecnologia, fornecedora de soluções de Business Intelligence (BI), para atender ao emergente mercado de BA (Business Analytics). Em acordo recém-firmado, a Keyword passou a integrar o Grupo Escala, constituindo internamente uma unidade que comercializará todo o portfolio IBM na área de aplicações analíticas.
Por meio desta iniciativa, a Escala busca agregar a expertise da Keyword em business analytics, segmento no qual não atuava anteriormente. "O aquecimento na procura por soluções com este perfil é uma tendência mundial que já está em pleno curso no Brasil. Para atendermos a esta demanda, buscamos uma empresa que já tivesse uma atuação sólida no nicho", diz José Carlos Pires, presidente da Escala Informática.
Em seus 15 anos de existência, a Keyword especializou-se na oferta de soluções e serviços de tratamento de dados, suporte à gestão e à tomada de decisões nas empresas, trabalhando com ferramentas de numerosos fabricantes, além das desenvolvidas internamente. Ao longo do tempo, sua carteira de clientes, alguns deles sediados no exterior, passou a incorporar organizações de quase todas as verticais da economia. Entre as companhias atendidas estão Embratel, Vésper, Bradesco, Santander, Banco Brascan, Droga Raia, Dufry, Promon e Brasif.
Em termos de estrutura de comercialização, foi criada no Grupo Escala uma célula de negócios que se dedicará exclusivamente às vendas e projetos de business analytics. Esta unidade ficará sob o comando de Luiz Eduardo Esmanhoto, diretor-comercial e um dos sócios da Keyword, que ocupará o cargo de gerente-geral. O outro sócio, Luís Fernando Barreto, diretor de tecnologia da Keyword, desempenhará a função de diretor de soluções na nova operação.
Ambos os executivos são formados em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de S. Paulo (USP) e acumulam 15 anos de experiência na indústria de TI. Barreto possui, ainda, MBA em Tecnologia da Informação pela Fundação Instituto de Adminsitração (FIA) e pela Université Pierre Mendès-France (Grenoble, França), sendo hoje mestrando em administração de empresas pela FEA/USP.
Esmanhoto avalia que a recém-inaugurada unidade de negócios surge em um momento promissor no mercado, no qual os clientes estão à procura de soluções avançadas que os municiem com informações gerenciais acuradas, de caráter preditivo. Neste cenário, acrescenta ele, o posicionamento conquistado pela Escala e os produtos IBM por ela comercializados potencializam as oportunidades no setor de business analytics. "Queremos aproveitar as sinergias criadas e a soma das nossas expertises para entregar o melhor atendimento possível em cada caso", resume.
Outro ponto destacado por Esmanhoto é que, independentemente da operação conjunta com a Escala, a Keyword seguirá atendendo normalmente seus antigos clientes: "Não haverá nenhuma descontinuidade, manteremos os serviços e o suporte necessários para toda a nossa carteira atual", salienta.
No prazo de um ano, segundo previsão de José Carlos Pires, "cerca de 20% das receitas da Escala deverão ser geradas pelos negócios com business analytics".
- União