A Coop, uma das maiores cooperativas de consumo da América Latina, modernizou a sua infraestrutura de tecnologia da informação (TI) com a adoção dos servidores da linha Power Systems, da IBM.
O projeto foi desenvolvido com o apoio da consultoria Service IT, que, após uma análise do ambiente da Coop, detectou que os servidores existentes estavam sobrecarregados.
Para se ter ideia, a utilização média dos equipamentos superava o índice de 90%, comprometendo o negócio da Coop. "Era um cenário inviável", observa Márcio Feres, CIO interino da cooperativa.
Com a adoção da nova plataforma projetada pela Service IT, composta por quatro servidores Power PS700, a utilização média passou para 30%.
Na prática, consultas que antes demoravam até 40 minutos e emissão de notas fiscais que levavam uma hora, agora, são praticamente instantâneas.
A arquitetura de hardware foi dimensionada para chegar ao final do terceiro ano de uso com 60% de utilização, permitindo o crescimento sustentável ao longo deste prazo e com capacidade para absorver eventuais picos de processamento.
De acordo com Feres, o projeto durou cerca de dez meses, entre escolha do fornecedor e implementação da solução.
Em meio ao processo de virtualização dos servidores antigos na nova plataforma, a empresa realizou estudos para a migração dos servidores de banco de dados do ERP. Além disso, atualizou o Oracle, para a versão 11 Enterprise, garantindo o sucesso na migração e a diminuição do tempo de downtime.
Um dos principais fatores que levaram à escolha da solução foi a escalabilidade, diz Feres. "Começamos com um servidor menor, mas sabemos que temos uma 'avenida' pela frente se precisarmos aumentar, o que preserva o investimento", afirma.
Além disso, é possível habilitar "cores" de processadores individualmente para o servidor de banco de dados, o que nos permite ter degraus de crescimento mais baratos. Atualmente, a plataforma hospeda o Oracle como banco de dados do ERP e de outros sistemas.
Além dos equipamentos IBM, o projeto realizado pela Service IT implementou soluções de produção, storage e backup, que garantem atendimento completo durante 24 horas por dia e sete dias por semana a cerca de 600 usuários mais frequentes, além de outros 5.000 esporádicos espalhados nas 28 lojas da Coop.
Além das lâminas Power PS700, que rodam o sistema operacional AIX, a Coop adotou quatro lâminas Intel HS23 virtualizadas com VMware, um storage IBM DS3512, um servidor IBM System x3650 M4 exclusivo para backup e licenças de software de backup TSM – Tivoli Storage Manager.
Isso otimizou o espaço físico ocupado, uma vez que sete racks foram trocados por apenas um, fora a simplificação da infraestrutura, redução da necessidade de potência elétrica e ar condicionado.
Para Feres, é necessário acrescentar também a economia em custos invisíveis, gerada pelo melhor desempenho das ferramentas de TI.
"A Coop agora tem performance suficiente para produzir relatórios, reprocessamentos e fazer simulações como nunca teve. Isso deverá ser traduzido em melhoria de performance de negócios", finaliza.
Com mais de 57 anos de história, a Coop ocupa a 14ª posição no ranking nacional de supermercados, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados): são 28 super e hipermercados, e, mais recentemente, duas drogarias externas e três postos de gasolina distribuídos no Estado de São Paulo.
A Coop começa agora também a atender seus cooperados e clientes através de uma plataforma de comércio eletrônico.