A Easy Táxi melhorou os resultados positivos após a implementação do Tableau Online, software de análise visual de dados baseado na nuvem. De acordo com Alex Machado, analista de Inteligência de Mercado da Easy, durante o processo de melhoria dos algoritmos de disparo de corrida para os taxistas, foi possível analisar e entender o que estava acontecendo, o que resultou em uma redução de até 10% no tempo de chegada dos táxis na maioria das cidades.
Por tratar-se de um aplicativo móvel que trabalha com serviços em tempo real em duas pontas, um dos maiores desafios era lidar com a grande quantidade de dados – aproximadamente 200 gigabytes de informações são gerados por dia na Easy Táxi. Para aproveitar todo o potencial oferecido, foi necessário fomentar uma cultura de dados na empresa, que democratizou o acesso e deu autonomia para que todos os departamentos conseguissem realizar suas próprias análises.
"Num mercado em que você tem cada vez mais acesso à informação e no qual tudo acontece ao mesmo tempo, dinamismo é fundamental. Outro ponto importante é que, como a maioria das startups, também seguimos o modelo lean, cujo princípio é um ciclo no qual você constrói, mede, analisa e aprende. Com o Tableau, conseguimos uma agilidade muito grande, principalmente na hora de analisar e aprender com os nossos resultados", explica Alex.
Para o sucesso do modelo lean, era essencial ampliar o número de pessoas que conseguiam analisar os dados e incluir todas as áreas funcionais da empresa – marketing, operações, corporativo, financeiro e produto. Com o Tableau, business intelligence deixou de ser um gargalo na empresa, já que cada departamento agora faz suas próprias análises de dados.
Eduardo Schvinger, diretor de vendas da Tableau no Brasil, explica que fornecer ferramentas que estimulem a autossuficiência de colaboradores para trabalhar com dados é um dos caminhos para a inovação, característica marcante das startups. "Independência gera criatividade e curiosidade e motiva as pessoas a procurar respostas para perguntas que ninguém pensou antes. Manter-se envolvido sem interromper o fluxo de pensamento é um esforço pessoal e autônomo, e depender de outras pessoas quebra esse fluxo. A Tableau trabalha constantemente para que nossos clientes tenham cada vez mais liberdade para ver e entender seus dados."