Relatório de segurança alerta mercado sobre ameaças criptografadas e ataques baseados em chip

0

Levantamento feito pela SonicWall – Relatório de Ameaças Cibernéticas 2018 – mostra números recordes e alarmantes sobre o volume de malware, ataques de ransomware, ameaças criptografadas e ataques baseados em chip.

"A corrida armamentista cibernética acontece com a máxima velocidade, trazendo graves consequências para empresas, agências governamentais e instituições educacionais e financeiras, entre outras verticais", disse Bill Conner, CEO da SonicWall.

De acordo com o relatório, o volume de malware continua crescendo desde os níveis recordes de 2017 e não mostrou sinais de diminuição durante o primeiro semestre de 2018. "Os pesquisadores de ameaças dos SonicWall Capture Labs registraram 5,99 bilhões de ataques de malware durante os dois primeiros trimestres do ano. Nesse mesmo período, em 2017, a SonicWall registrou 2,97 bilhões de ataques de malware", aponta Conner.

"Em uma análise mensal de 2018, o volume de malware permaneceu consistente no primeiro trimestre, antes de cair para menos de 1 bilhão por mês em Abril, Maio e Junho. É importante destacar que esses totais ainda eram mais do que o dobro do pesquisado em 2017", aponta Conner.

Ransomware retorna com força total

Outro dado alarmante é que os ataques ransomware – que tiveram uma queda significativa de 645 milhões para 184 milhões entre 2016 e 2017 – estão voltando com força total. Somente nos primeiros seis meses de 2018, já somam a quantia de 181,5 milhões de ataques. Isso representa um aumento de 229% em relação ao mesmo período de 2017.

Hackers usam tráfego criptogrado para disfarçar ameaças

Durante a atualização do relatório Relatório de Ameaças Cibernéticas SonicWall 2018, os pesquisadores do SonicWall Capture Labs constataram que os ataques criptografados estão crescendo em níveis recordes. Essa tendência acompanha o uso, cada vez mais crescente, de criptografia.

Bill Conner aponta que, em 2017, a SonicWall relatou que 68% das sessões foram criptografadas pelos padrões SSL/TLS. Nos seis primeiros meses de 2018, 69,7% das sessões estão utilizando criptografia. Ataques criptografados aumentaram 275% em comparação com este período em 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.