A Aceleradora 100+ anunciou os 20 negócios selecionados para a 4ª edição do programa de inovação aberta, criado pela Ambev e voltado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras. As startups agora partem para a etapa de Intensive Learning, processo com oito semanas de duração, em que os(as) empreendedores(as) passarão por workshops sobre temas relevantes para o desenvolvimento do negócio e refinamento das suas propostas de piloto.
Esta etapa conta com a execução do Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no país, e a presença da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), co-realizadora da iniciativa, e demais parceiros e apoiadores – PepsiCo, Valgroup, Machado Meyer e Ball Corporation.
Após essa fase, haverá uma nova seleção, em que serão definidos os negócios que avançam para a etapa de implementação dos pilotos e que se apresentam no Demoday da Aceleradora, previsto para ser realizado no início de 2023. O objetivo do programa é encontrar ideias inovadoras, que ajudem a companhia e parceiros a avançar em seus compromissos de sustentabilidade para 2025 nas frentes de mudanças climáticas, agricultura sustentável, embalagem circular, gestão de água e Amazônia.
"Na Ambev nós seguimos empenhados em promover ações de crescimento compartilhado para que todo o nosso ecossistema tenha oportunidade de se desenvolver com base em soluções que realmente contribuam para a promoção de um futuro melhor. A Aceleradora 100+ é a representação desse nosso objetivo, que além de ampliar os horizontes de startups que tem tanto potencial, ainda nos ajuda a alcançar nossas metas e compromissos. Sem falar na possibilidade de participar na sequência também do Global 100+ Accelerator, que é a versão internacional do programa.", diz Lisa Lieberbaum, Gerente de Sustentabilidade da Ambev.
O relatório final que avaliou aspectos da última edição do programa, revelou que 100% dos empreendedores participantes entendem que o impacto positivo gerado pelo negócio foi ampliado após a participação na Aceleradora 100+. O estudo também mostrou que é unanimidade o desejo das startups em continuar com a parceria com a Ambev e PPA.
"Neste segundo ano da parceria tivemos um processo ainda mais apurado de seleção das iniciativas. Terminamos a primeira etapa de seleção muito satisfeitos com a turma deste ano, que traz como diferencial a entrada de diversos empreendimentos liderados por amazônidas e um terço da turma formada por cooperativas de vários tamanhos, além de iniciativas voltadas à soluções em tecnologia e turismo. Esperamos que essa diversidade de soluções que se complementam para o desafio de conservação da sociobiodiversidade fortaleça a troca de experiências e fomente novas parcerias entre os negócios e com outros parceiros da nossa rede", comenta Juliana Simionato, Coordenadora de Projetos da PPA.
"A Aceleradora 100+ é um ótimo exemplo de como podemos criar iniciativas ganha-ganha. Os empreendedores recebem suporte técnico, faturam, implementam suas soluções, geram impacto positivo, têm a possibilidade de crescer junto a grandes parceiros. A Ambev encontra novas soluções para bater suas metas de sustentabilidade. A PPA encontra novas organizações que tangibilizam seu propósito. Nós colocamos nossa missão em prática, gerando resultados tangíveis para a solução de relevantes desafios socioambientais do nosso país. E, ainda, o ecossistema é beneficiado com negócios de impacto mais maduros pós programa," afirma Anna de Souza Aranha, sócia e diretora do Quintessa.
Startups Selecionadas para participar da etapa de aceleração:
|