Ferramenta da Visa avalia risco de fraude em tempo real

0

Os pagamentos em tempo real, entre os quais os realizados via sistemas de pagamento instantâneo dos bancos centrais, carteiras digitais P2P e QR code, estão se tornando o novo normal na movimentação de dinheiro entre pessoas. Mas a popularização desse tipo de pagamento tem aumentado significativamente a frequência e a sofisticação dos golpes. Para preservar eficazmente a integridade desses pagamentos, Visa e COELSA (principal empresa de tecnologia do ecossistema de pagamentos na Argentina) lançam o Visa Protect, solução de prevenção de fraude voltada a pagamentos de conta a conta realizados sem cartão. Visa Protect utiliza Inteligência Artificial (IA) e foi criada exclusivamente para Pagamentos em Tempo Real (RTP) entre contas.

A solução disponibiliza um serviço de pontuação de risco em tempo real que ajuda as instituições financeiras a prevenir fraudes e golpes, munindo-as de uma ferramenta para bloquear transações fraudulentas automaticamente antes que elas ocorram. Os modelos de detecção de IA com aprendizagem profunda desse serviço oferecem um nível maior de segurança contra fraudadores, o que resulta em mais proteção e segurança para os usuários, e mais confiança no envio e recebimento de pagamentos instantâneos.

"À medida que os pagamentos em tempo real seguem revolucionando a forma como os consumidores pagam, na Visa, estamos comprometidos a aumentar a segurança das redes de RTP, expandindo nosso leque poderoso de soluções de risco e fraude voltadas a esse espaço crítico. Visa Protect para pagamentos de conta a conta aumentará a segurança dos pagamentos em tempo real para que o dinheiro seja movimentado com a confiabilidade que nós, consumidores, esperamos e exigimos", diz Leonardo J. Collado, líder de Serviços de Valor Agregado da Visa para a América Latina e Caribe. "Ao estendermos os serviços de valor agregado da Visa ao espaço de RTP, estamos cumprindo nossa promessa de rede de redes, movimentando dinheiro para qualquer endpoint e fator de forma e fornecendo nossos serviços de valor agregado às transações qualquer que seja a rede."

Visa Protect para pagamentos de conta a conta chega à América Latina para levar o leque de serviços de valor agregado da Visa ao ecossistema de RTP, aproveitando as funcionalidades de IA e aprendizagem automática da Visa e soluções de pontuação de risco como Visa Advanced Authorization (VAA) que analisa, em tempo real, até 500 fatores de risco únicos para acelerar a detecção de fraudes.

Alejandro Peverengo, diretor de Segurança da Informação e Prevenção de Fraude, destaca: "Na COELSA, a inovação é fundamental para continuarmos na vanguarda do combate à fraude. Por isso é que desenvolvemos soluções de prevenção baseadas em IA que representam um avanço significativo e um diferencial em nossa estratégia. "Utilizamos algoritmos avançados de aprendizagem automática que analisam grandes volumes de dados em tempo real para identificar proativamente padrões suspeitos, comportamentos anômalos e redes fraudulentas, detectando-os e identificando-os com uma precisão inédita. Isso viabiliza ações preventivas rápidas e eficazes, que minimizam as perdas financeiras e protegem a integridade das transações desde o primeiro momento, garantindo assim uma camada adicional de segurança que afeta positivamente todos os usuários do Sistema Financeiro Argentino.

Uma abordagem de segurança personalizada para redes de RTP

Visa Protect para pagamentos de conta a conta é um serviço para múltiplas instituições financeiras (Multi-FI, na sigla em inglês), ou seja, está disponível a todos os bancos como parte do leque de serviços de valor agregado da Visa. Além de evitar fraudes em tempo real e golpes de engenharia social, a nova solução permite que as instituições financeiras tomem decisões de autorização de transações com visibilidade de todas as partes envolvidas. Além disso, integra-se perfeitamente com as soluções atuais de gestão de risco e prevenção de fraude.

A solução também pode ser adaptada às necessidades de cada região ou banco. Por exemplo, como Visa e COELSA colaboraram na criação da solução, Visa Protect foi adaptada para COELSA Prevent e as singularidades do ecossistema de RTP da Argentina, impulsionado pela conectividade de carteiras digitais, QR codes e solicitações de pagamento para RTP.

Considerando que a indústria global de pagamentos em tempo real deve crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 33% de 2021 a 2028, o objetivo da Visa é expandir a nova solução de segurança para outros mercados no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.