A Nortel e a LG Electronics assinaram contrato para formação de uma joint venture. A nova empresa, cujo nome provisório será LG-Nortel, fornecerá soluções de telecomunicações e redes nos segmentos wireline, infra-estrutura óptica, wireless e corporativa para os mercados sul-coreano e global.
O acordo foi assinado em Seul, na Coréia do Sul, por S.S. Kim, diretor executivo e vice-presidente da LG Electronics, e Bill Owens, vice-presidente e diretor executivo da Nortel. A empresa deverá combinar as soluções de infra-estrutura em telecomunicações da LG com as soluções de distribuição e serviços da Nortel na Coréia do Sul.
De acordo com Owens, a joint ventura representa um novo marco para a Nortel competir na Ásia. "A Coréia do Sul é um líder mundial no que se refere à exploração de tecnologias. Esse relacionamento com a LG posiciona melhor a Nortel no dinâmico e crescente mercado asiático e facilitará a pesquisa e desenvolvimento com benefícios a nossos clientes globais.?
Para a LG a associação com a Nortel fará colocará a empresa como um competidor de ponta no mercado de equipamentos para telecomunicações.
A Nortel deterá 50% das ações mais uma na sociedade e em troca cederá seu negócio de distribuição e serviços na Coréia do Sul. A fabricante canadense pagará US$ 145 milhões e fornecerá ativos não monetários. Separadamente, a LG Electronics terá direito a pagamentos ao longo de dois anos com base no desempenho da sociedade e em determinadas metas do negócio.
A LG e a Nortel indicarão os executivos-chave para administrar a empresa. A intenção das partes é de nomear J. R. Lee da LG como diretor-executivo e Paul House da Nortel como diretor de operações. Os negócios de infra-estrutura da LG e as operações sul-coreanas da Nortel apresentaram faturamento conjunto de US$ 530 milhões em 2004.