Com o objetivo discutir idéias e propostas para o setor de tecnologia, informática e telecomunicações no estado, o Conselho de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação Santa Catarina (Cetic-SC) elaborou um documento que será entregue aos candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro.
Na pauta de reivindicações estão o incentivo à criação de novas incubadoras de base tecnológica, o apoio na capacitação de mão-de-obra para o setor, formas de valorizar a tecnologia catarinense quando o estado for comprar bens e serviços na área de tecnologia da informação e comunicação, entre outros assuntos. O documento será entregue pelo Cetic-SC durante as reuniões com os candidatos ao governo do estado, que serão realizadas nas próximas semanas.
A intenção da entidade é mostrar aos candidatos a importância do setor para o estado. "O setor fatura hoje R$ 1,5 bilhão em seus três principais pólos. Em alguns municípios, como Blumenau e Florianópolis, representamos o maior PIB. Nossas empresas são referência para outros estados dada a tecnologia de ponta que aqui desenvolvemos", elenca Heitor Blum S.Thiago, presidente do Cetic-SC.
Para ele, a indústria de tecnologia em Santa Catarina deve ser uma das pautas prioritárias do próximo governo e dos mandatos dos deputados catarinenses, por ser de alto valor agregado, oferecer milhares de empregos qualificados, além de ser uma indústria não poluente.