Os investimentos da Portugal Telecom em seu país de origem e no exterior aumentaram 20% no primeiro semestre, para 350 milhões de euros (mais de R$ 840 milhões), e vai continuar principalmente fora de Lisboa e Porto, conforme anunciou o presidente da comissão executiva da operadora, Zeinal Bava.
Em discurso durante a cerimônia de apresentação de um novo centro de atendimento da operadora em Santo Tirso, distrito do Porto – um investimento de 5 milhões de euros (12 milhões de reais) que vai criar 1,2 mil postos de trabalho –, Bava revelou que a empresa tem atualmente 60 milhões de clientes internacionais, o que lhe confere uma "escala essencial para ser competitiva".
De acordo com o executivo, 80% dos 4,4 mil postos de atendimento que a Portugal Telecom possui atualmente localizam-se em Lisboa e no Porto, sendo responsáveis por 8 mil postos de trabalho. O objetivo é aumentar o total para 5 mil, metade deste número fora das duas maiores cidades portuguesas. "Isso significa que vamos criar 2,5 mil postos fora de Lisboa e do Porto, onde há disponibilidade de recursos humanos qualificados. A fidelização aos postos de trabalho [fora desse eixo] é mais alta e a rotatividade, menor", acrescentou Bava.
A decisão de abrir um centro de atendimento a clientes em Santo Tirso surgiu segundo esta estratégia, explicou o dirigente. O município foi escolhido por causa dos recursos humanos disponíveis e devido ao fato de a população ser jovem e o desemprego, elevado.
O novo centro, que será inaugurado dentro de 11 meses em terrenos cedidos pela Prefeitura de Santo Tirso, empregará 1,2 mil pessoas, segundo um protocolo assinado nesta segunda-feira, 18, com o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) – a empresa privilegiará a contratação de desempregados inscritos no município.
O centro, que fará atendimento e dará apoio técnico especializado a clientes de banda larga Sapo, da operadora de telefonia móvel TMN, Meo TV e clientes empresariais, contará com salas de formação técnica contínua para cem pessoas, usando tecnologia de e-learning.
De acordo com a operadora, o centro de relacionamento com clientes de Santo Tirso "surge como um reforço da estratégia de investimento em centros no interior do país, visando a criação de empregos e oportunidades nessas zonas, e replica o sucesso do centro instalado em Castelo Branco, na fronteira com a Espanha". Em atividade desde novembro de 2006, na época com 600 postos de trabalho, o Centro de Castelo Branco tem hoje 900 trabalhadores e é o site da empresa com maior nível de satisfação dos clientes e de produtividade.
Ainda entro desta mesma estratégia, Zeinal Bava anunciou o reforço do centro de atendimento em Coimbra, que vai passar dos atuais 800 para 1,2 mil trabalhadores.