Apesar de ter passado o número de usuários do e-mail da America On-Line (AOL) e estar muito perto da audiência do MSN Hotmail, da Microsoft, o Gmail, serviço de e-mail do Google ainda está longe de alcançar o Yahoo, líder do mercado. De acordo com dados da comScore, divulgados na sexta-feira, 14, o Gmail alcançou o terceiro lugar no ranking dos Estados Unidos, com 37 milhões de usuários no mês de julho deste ano, encostando nos 47 milhões do Hotmail, mais ainda distante dos 106 milhões de usuários do Yahoo Mail. Já a AOL responde por 36,4 milhões das contas de e-mails em julho.
Mesmo que não tenha atingido uma posição significativa frente ao líder do mercado, o Gmail registrou crescimento de 46% em relação a julho de 2008, alcançando a posição de serviço de e-mail que mais cresce na internet. O AOL Email teve queda significativa na sua parcela do mercado neste mês, perdendo 19% de sua audiência na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Segundo a consultoria, ao sucesso do Gmail atribui-se a estratégia de constantes ofertas de novidades e plugins para os usuários, tanto na parte visual quanto na interface e novos gadgets. A comScore alerta ao Yahoo que, se a evolução do Google no segmento de e-mails continuar nesse ritmo, a empresa terá que adotar uma postura mais ativa em relação a inovações.
- Disputa acirrada