Pão de Açucar cria solução de mobile payment

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A rede de supermercados Pão de Açúcar promete combinar comodidade, inovação e interatividade ao sistema de compras por meio de um leitor de código de barras WiFi integrado com um sistema de banco de dados. A novidade, já em operação, foi apresentada nesta terça-feira, 18, pela companhia varejista sob o nome de Personal Shop, um coletor de dados WiFi touch screen desenvolvido pela Motorola e pela Seal e disponível somente para os 2 milhões de clientes do programa de fidelidade "Pão de Açúcar Mais". Para fazer suas compras com esse novo sistema, basta que o cliente aproxime o leitor do dispositivo móvel ao código de barras do produto que, por sua vez, é automaticamente incluído na lista. O sistema dispensa o uso do carrinho de supermercado, uma vez que o comprador não precisa carregar nada, somente o coletor para ir registrando os itens que deseja. Cumprida essa etapa, o usuário passa no caixa, devolve o terminal, efetua o pagamento e recebe o cupom da compra. Se tiver efetuado uma compra de, no mínimo, R$ 70 ele também pode escolher o serviço delivery. Neste caso, o Pão de Açúcar separa os itens da compra e entrega na residência do cliente, cobrando uma taxa de R$ 7,90. O Personal Shop está disponível somente na unidade do shopping Iguatemi, na capital paulista, e o serviço de delivery aos clientes cujas residências se encontram num raio de 4 mil metros da loja. Para João Edson Gravata, diretor de operações da rede Pão de Açúcar, o sucesso da operação e a aceitação dos usuários na loja Iguatemi garantirá a implantação do sistema em outras unidades do país até o final do ano. Ele ressalta outros benefícios do Personal Shop. "A solução também mostra o valor total da compra dos itens selecionados sem que o cliente tenha de passar pelo caixa, gera listas de compras habituais, de acordo com o perfil do consumidor, localiza os produtos na loja, sugere ofertas, promoções e até receitas e dicas nutricionais", diz. Outra facilidade do Personal Shop é relacionar os produtos que estão sendo comprados a uma determinada receita gastronômica que consta do banco de dados. Esta receita é enviada automaticamente ao dispositivo móvel no momento em que o cliente efetua suas compras, com a informação de quais os itens adicionais necessários para o preparo daquela receita. Esse serviço também pode ser enviado por e-mail ao cliente.
Investimento
De acordo com Joaquim Dias Garcia, diretor de TI do Grupo Pão de Açúcar, o investimento na nova solução foi baixíssimo. "A rede WiFi já estava instalada na loja do shopping Iguatemi, para outros fins. Além do mais, nossos parceiros tecnológicos (Seal e Motorola) não cobraram nada, por considerarem esta uma oportunidade estratégica de posicionamento tecnológico", comemora. "Foi bom para todo mundo", acrescenta.

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