O CDMA Development Group (CDG), consórcio internacional encarregado de definir os padrões para redes celulares baseados em tecnologia CDMA e suas evoluções, anunciou que as vendas de laptops incorporados a modems CDMA2000 1xEV-DO superaram todas as expectativas, embora não cite números.
Atualmente, segundo o CDG, seis dos principais fabricantes de notebooks ? Dell, HP, Itronix, Lenovo, Panasonic e Toshiba ? embutem tecnologia de rede wireless de longa distância (WWAN) em seus equipamentos.
?Hubs e roteadores de redes LAN wireless (WLAN) têm um número limitado de usuários para áreas de acesso comparativamente limitadas?, disse Perry LaForge, diretor executivo do CDG. ?À medida que a banda larga wireless se generaliza, o cliente quer se conectar de forma integrada e ter cobertura mais abrangente. A conexão via sinais WWAN fornece a área de cobertura com a qual os usuários esperam contar, enquanto a tecnologia 1xEV-DO apresenta o desempenho em banda larga que os clientes desejam?, afirmou.
O CDG aponta como os fatores determinantes para a rápida adoção da tecnologia 1xEV-DO a maior produtividade, mobilidade simplificada, maior segurança e confiabilidade e custos previsíveis
De acordo com o presidente da iGR, Iain Gillott, pesquisa realizada com 100 empresas listadas pela revista Fortune revelou que 84% dos entrevistados se mostraram interessados ou muito interessados em laptops equipados com modem de alta velocidade. ?Também descobrimos que o custo total de propriedade (TCO) estimado para um modelo com CDMA EV-DO embutido era 14% menor do que o dos que usam um cartão EV-DO para PC. Quando incorporada, a tecnologia EV-DO atende às necessidades de gerentes de TI e de profissionais em trânsito que precisam contar com acesso banda larga a longa distância?, completou o executivo.