Estimulada pelo crescimento do mercado de impressoras on demand, a Zebra Technologies inaugurou uma nova sede em São Paulo, que deverá abrigar salas de treinamento e um show room, para servir como teste de conceito e produtos envolvendo a tecnologia RFID, onde foram investidos cerca de R$ 300 mil.
Segundo Carlos Levestein, gerente regional de negócios do Brasil, no ano passado a empresa adquiriu a Werenet especializada em RFID que desenvolveu um sistema real time de localização, que conta com clientes globais como Wall Mart. ?No Brasil temos mais três clientes globais que estão introduzindo a tecnologia, mas cujos nomes não podem ser divulgados?, explica.
O escritório da Zebra no país tem o objetivo principal de gerar demanda, pois toda a importação é feita diretamente pelos seus distribuidores. Ela não tem planos de fabricação local, ?pois com imposto de importação baixo (3%), não há muitos ganhos em fazer a manufatura localmente?, diz Levestein. Ele estima ter um market share de 65% a 70% de impressoras de código de barra térmicas. ?Estamos estudando a possibilidade de produzir etiquetas no país?, acrescenta.
Em 2006, a Zebra faturou mundialmente R$ 759 milhões. Seu valor em bolsa está estimado em US$ 2,5 milhões. Já comercializou mais de 5 milhões de impressoras e conta com 2,8 mil profissionais espalhados em 27 países.