O Ministério das Comunicações vai capacitar professores das escolas técnicas federais, para treinar monitores dos milhares de telecentros espalhados pelo país no uso do software livre, uma das principais diretrizes do governo federal na área de tecnologias da informação e comunicação (TIC). Até agosto, 5.336 municípios receberam pelo menos um kit Telecentro Comunitário. Faltam apenas 228 que ainda não se cadastraram.
Sessenta professores vão participar da primeira turma. Eles vão aprender a trabalhar com o sistema operacional da Metasys, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, em Brasília. Cada um dos 207 Cefet's (Centros Federais de Educação Tecnológica) também vão ganhar um telecentro, onde até o fim do ano os outros 340 professores farão o curso.
"Estamos montando uma rede nacional permanente de infra-estrutura, logística, e de apoio ao desenvolvimento, manutenção e atualização de software livre", disse o ministro das Comunicações, Hélio Costa.
Nos telecentros das escolas técnicas e dos municípios brasileiros serão realizados cursos gratuitos para a população, com o objetivo de ensinar informática e ampliar o uso do software livre. O mesmo será feito na rede de escolas públicas federais, estaduais e municipais, que está sendo conectada à internet banda larga pelo ministério.