O primeiro telefone celular a utilizar o sistema operacional Android, do Google, custará US$ 199 dólares nos Estados Unidos, com um contrato de dois anos, segundo notícia publicada nesta quinta-feira, 18, no site do The Wall Street Journal.
O aparelho, fabricado pela taiwanesa High Tech Computer (HTC), será lançado pela T-Mobile, subsidiária da Deutsche Telekom nos EUA, na próxima terça-feira, 23, em uma conferência de imprensa em Nova York. As vendas, no entanto, só começarão em outubro.
O celular sairá de fábrica com um "jog ball" (dispositivo que contém uma bola que pode ser girada para mover o cursor), tela touch screen (sensível ao toque), câmera digital de 3 megapixels, conexão Wi-Fi padrão 802.11b/g, sistema sem fio Bluetooth e tecnologia 3G. Além disso, ela terá a sua própria loja on-line de aplicativos, semelhante à App Store, do iPhone, da Apple.
Embora negue que o concorrente a ser derrotado seja o iPhone, o HTC Dream, nome provisório do novo telefone, tem como alvo mesmo o smartphone da Apple, já que o preço é o mesmo fixado pela AT&T, única operadora dos EUA que vende o iPhone, que estabeleceu o valor de referência para o aparelho em US$ 199.
O Android é baseado no sistema operacional de código aberto Linux, o que permite aos programadores desenvolverem novos aplicativos para o aparelho que ficarão disponíveis na loja on-line.