A secretária de Fazenda do município do Rio de Janeiro, Eduarda de La Rocque, declarou nesta sexta-feira, 18, que pretende apresentar, no prazo de duas semanas, um projeto de lei propondo a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para empresas de tecnologia da informação. A medida é aguardada desde janeiro deste ano, quando o prefeito Eduardo Paes (PMDB-RJ) retirou da Câmara dos Vereadores projeto de lei que reduzia o imposto para as empresas de 5% para 2%.
A secretária pondera, no entanto, que é preciso analisar que a redução do ISS significa uma perda de R$ 80 milhões para o município. Os empresários se defendem dizendo que, com taxas menores, novos negócios podem ser gerados com mais facilidade. Benito Paret, presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (Seprorj), explica que as altas taxas cobradas pelo município estavam fazendo com que as empresas cariocas fossem para outras cidades, então de qualquer forma, o Rio saía perdendo.
Em 2007, o então prefeito César Maia (DEM-RJ) encaminhou à Câmara dos Veradores do Rio o PL 1250, que reduz o ISS para empresas de TI para 2%. O projeto causou muitas discussões políticas e, em janeiro deste ano, o atual prefeito o retirou de tramitação, mas se comprometeu a discutir com os empresários alternativas para o setor na cidade.
- Menos imposto