A base de assinantes da rede social Google+ superou 400 milhões de perfis um ano após sua abertura para o público, conforme anunciou o vice-presidente de engenharia da empresa, Vic Gundotra, em sua página na plataforma de relacionamento.
"Não poderíamos imaginar que tanta gente se juntaria a nós em apenas 12 meses", diz o executivo. Pelos seus cálculos, a rede soma hoje 100 milhões de perfis ativos, entre os 400 milhões.
Os números do Google+ ainda são modestos se comparados com os do Facebook. Em julho último, a maior rede social do mundo somava 955 milhões de usuários, dos quais cerca de 552 milhões acessavam a plataforma diariamente.
Por outro lado, um número crescente de marcas tem apostado em estratégias de comunicação e marketing voltadas exclusivamente para a rede social do Google, o que pode explicar, em parte, o crescimento expressivo da base de assinantes.
É o caso do Walmart, uma das primeiras no país a criar perfil corporativo no Google+, atraindo mais de 100 mil seguidores em apenas 10 meses.
Esse desempenho incentivou a área de marketing da rede varejista a criar estratégia específica para a rede de relacionamento do Google, aproveitando os recursos de segmentação (círculos) oferecidos pela plataforma.
Um aspecto importante, destacado por analistas que acompanham as estatísticas no ambiente social, é que o Facebook, embora tenha muito mais assinantes do que o Google+, precisou de muitos anos para atingir os 100 milhões de seguidores ativos que a rede do Google atraiu em apenas 12 meses.