Mais de 60% das empresas brasileiras que utilizam computadores optaram pela contratação de fornecedores de serviços terceirizados de TI no ano passado, de acordo com o relatório TIC Empresas 2011, cuja edição final foi divulgada nesta terça-feira, 18, pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O índice é 22% superior à medição realizada no ano anterior, quando o percentual atingiu 50% das companhias nacionais.
As empresas que mais recorreram a essa modalidade de contratação foram as dos mercados imobiliário, científico, técnico, administrativo e de serviços complementares, com taxa de terceirização de 66%. Na sequência aparece a indústria de transformação, com 65%, seguida das empresas de informação, comunicação, artes, cultura e recreação, com 53%.
Pela primeira vez, o estudo computou os serviços mais procurados das fornecedoras de serviços de TI. O suporte técnico para manutenção e reparo dos equipamentos e o suporte de sistemas encabeçaram a lista, citado por 82% e 78% das companhias, respectivamente. O desenvolvimento de aplicações aparece na terceira posição, com 54%, seguido de hospedagem (52%) e infraestrutura (42%).
Além disso, o relatório mostra que à exceção do suporte técnico para equipamentos, os mais procurados por pequenas e médias empresas (88%), todos os demais serviços terceirizados predominam em companhias de grande porte. O relatório aponta que apenas 40% das PMEs têm departamento de TI, evidenciando o baixo índice de informatização dessas empresas.