A Telefónica anunciou que fará um investimento expressivo na Aurasma, empresa pertencente à HP especializada em tecnologia de realidade aumentada. O valor do aporte não foi revelado, mas, segundo a operadora espanhola, este é o “maior negócio entre uma companhia global de telecomunicações e uma fornecedora de ferramenta de realidade aumentada”.
Com a injeção de recursos, a Telefónica será responsável pela distribuição da tecnologia da Aurasma, que será feita primeiramente no Reino Unido, pela O2 Media. A ferramenta será ofertada integrada a outras tecnologias da operadora espanhola, a fim de permitir que seus clientes corporativos se beneficiem da realidade aumentada em campanhas de marketing digital. No futuro, o acordo entre as duas empresas será estendido para outros países nos quais a Telefónica atua.
Segundo as empresas, o serviço reconhece imagens e objetivos, permitindo interação digital com conteúdos de vídeos, cupons, competições e animações em 3D. Os conteúdos virtuais interagem com qualquer tipo de mídia, como outdoors, anúncios impressos, locações físicas, entre outros. Segundo a Aurasma, desde o lançamento da ferramenta, em 2011, ela já firmou acordos com 8 mil parceiros comerciais, além de ter registrado mais de 4 milhões de downloads do aplicativo para dispositivos móveis.
“A Aurasma já demonstrou o poder de sua tecnologia em milhares de campanhas inovadoras em todo o mundo e queremos trabalhar em conjunto para liderar o uso dela em campanhas de marketing e publicidade”, afirma o diretor global de anúncios da Telefónica, Shaun Gregory, em comunicado. A empresa cita a projeção segundo a qual o mercado de realidade aumentada movimentará US$ 600 bilhões em 2016, segundo dados da consultoria Semico.