Clientes estão "cansados" dos bancos, diz pesquisa

0

As pessoas e as instituições financeiras têm uma percepção muito diferente em relação ao dinheiro, de acordo com o estudo "O Futuro do Dinheiro", encomendado pela Cognizant em parceria com a RED Associates. Três mil entrevistados nos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido participaram do levantamento e 37% apontaram que questões ligadas a finanças são a maior fonte de estresse em suas vidas, e seguem à frente de terrorismo, saúde, emprego ou responsabilidades familiares. Apenas 19% afirmaram que os bancos possuem entendimento adequado de suas necessidades financeiras e seus objetivos.

Ao todo, 42% dos entrevistados acreditam que as instituições querem "tomar" seu dinheiro. Dessa forma, em vez de enxergarem esse tipo de serviço como uma fonte legítima e confiável de orientação e apoio, os bancos são vistos apenas como utilitários. A grande maioria dos participantes tem a percepção de que os bancos são focados puramente em atividades transacionais: 90% responderam que sua relação com as instituições financeiras é definida por transações simples, como depósitos, extratos etc.

O levantamento mostra que, apesar de as instituições financeiras possuírem uma abundância de dados dos clientes, não conseguem reconhecer as necessidades deles e falham em oferecer produtos adequados ao perfil de cada um. Soluções digitais podem utilizar esses dados para criar produtos personalizados, que se encaixem melhor nas características de cada consumidor.

Segundo a pesquisa, a digitalização pode trazer um aumento de 14,2% no faturamento das instituições financeiras, o que, nos EUA, representaria uma alta de mais de US$ 4,5 bilhões por ano. Esse valor corresponde à diminuição de custos de operação, em 6,2%, e à alta do lucro, em 8%. Os ganhos também podem ser medidos pelo estabelecimento de uma relação mais sólida, com mais confiança entre os consumidores e as empresas financeiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.