Como franqueados da rede de produtos de beleza O Boticário, Henrique Carbonell e seu pai, Fernando, sempre fizeram questão de buscar as melhores soluções para fazer a gestão financeira de suas lojas de forma eficiente.
Com o crescimento da operação, essa gestão foi se tornando cada vez mais complexa evidenciando a necessidade de um sistema adequado ao porte da empresa. Diante da dificuldade de identificar um sistema compatível com o tamanho e atividade da empresa, eles decidiram criar uma solução.
Assim, em 2013, eles fundaram a Finanças 360º. A empresa nasceu com o objetivo de oferecer, em uma única solução, a gestão financeira da operação – como controle do fluxo de caixa, do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), do Contas a Pagar e a da conciliação bancária e de cartão.
Henrique conta que a gestão financeira por si só não era a principal dificuldade. A questão que mais preocupava era na parte da conciliação do recebível por vendas feitas no cartão.
Com um investimento próprio de R$ 160 mil, Henrique e Fernando juntaram-se a Luiz Fernando Payoli, também um dos fundadores da startup, para o desenvolvimento. A construção do sistema foi iniciada em 2013, mas a plataforma só começou a ser comercializada efetivamente em 2016.
Nesse intervalo, todo o processo de aperfeiçoamento da solução foi realizado com outros 15 franqueados de várias marcas. O sucesso veio rápido e hoje, além do Boticário, a Finanças 360º atende outras franquias. Grandes redes como Chilli Beans, Arezzo, Adidas, Óticas Carol, Havaianas, entre outras, são alguns dos exemplos de marcas que já rodam com a solução, totalizando cerca de 1700 clientes.
O objetivo é chegar a 2 mil no fim deste ano e 5 mil até de 2020. Com a operação em andamento, a startup faturou, em 2017, R$ 1,1 milhão. A expectativa é que para este ano o resultado chegue a mais de R$ 3 milhões. A plataforma Finanças 360º também vai passar a oferecer outros serviços para os varejistas.