Algar Telecom derruba tempo de análise de faturas para um minuto

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A Algar Telecom adotou a inteligência artificial para reduzir e chegar a zerar erros na emissão de faturas para os clientes. A empresa de telecomunicações do Grupo Algar adotou o Billy, um sistema de hiperautomação, que usa tecnologias de IA Generativa e RPA (Robotização de Processos) para automatizar a gestão do ciclo de receita.

Desenvolvido para conferir faturas dos clientes dos segmentos corporativos e atacado antes de serem emitidas, Billy foi criado para aumentar a satisfação dos clientes e trouxe mais eficiência operacional para a Algar Telecom.

A inteligência, que foi idealizada dentro da própria área que faz a gestão financeira da companhia, faz leitura dos dados da primeira fatura, ou após alguma alteração de valores, que pode ser uma nova venda, um upgrade ou downgrade, um reajuste contratual; qualquer solicitação que altere cifras para cliente. Assim, o Billy irá conferir para garantir que tudo está correto e não trará transtornos que podem ser evitados.

Antes, as faturas eram analisadas de forma manual, o que despendia muito esforço, atenção e tempo de análise. Diante deste cenário, com o apoio da Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, a Algar Telecom desenvolveu uma solução que combina inteligência artificial generativa e robotização para fazer o trabalho repetitivo. A resposta veio na forma do Billy, batizado com um nome que remete à sua função principal, billing (cobrança em tradução para o português). A ferramenta interpreta e corrige dados extraídos de contratos em PDF, garantindo a emissão de faturas 100% precisas.

Implementado em março deste ano, ele já impactou positivamente os segmentos corporativo e atacado, reduzindo o tempo de análise de faturas em 96%: de 31 minutos para apenas um minuto por fatura. Desde então, ele gerou R$ 2 milhões em ganhos de Opex (despesas operacionais da organização).

Atualmente, na fase 1, ele atua como "Estagiário". Seu plano de carreira prevê uma ascensão a cada fase de implementação de novas funcionalidades: de "Analista Júnior" a "Especialista", ele irá gradualmente assumir responsabilidades mais complexas. No futuro, vêm a análise de pró-formas de todas as faturas (histórico), comparação de valores faturados em busca de variações de receita e expansão para os segmentos de Varejo e MPE.

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