Os livros, CDs, DVDs e revistas continuam ocupando o primeiro lugar no ranking de intenção de compras online neste trimestre. Esses produtos são alvos de interesse de 47,7% dos chamados e-consumidores, segundo pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a consultoria Canal Varejo.
O estudo aponta que, como tem sido observado desde as primeiras pesquisas referentes à expectativa de consumo na internet, os homens são maioria dentre os participantes. Na pesquisa atual, eles estão representados por 55% dos internautas, enquanto o público feminino somou 45%.
No levantamento feito para este trimestre, 14% dos internautas, porém, não manifestaram interesse em comprar no varejo virtual, uma ligeira queda em relação ao trimestre anterior, quando 14,6% informaram que não pretendiam efetuar compras por esse canal.
O percentual de intenção de compras de itens que compõem o segmento de eletroeletrônicos teve uma pequena diminuição em relação ao último trimestre do ano passado. Na pesquisa atual, os interessados em comprar produtos dessa categoria pela internet somaram 32,7%, e no último trimestre da pesquisa em 2006 (outubro a dezembro) essa intenção era de 37,6% dos participantes.
Em relação ao levantamento de intenção de compra realizado no trimestre passado, a intenção de compra dos itens da linha branca apresentou uma diminuição. No estudo de julho a setembro, essa expectativa de consumo esteve entre 15,1% das pessoas que participaram da enquete. Na pesquisa atual, os itens desse segmento são objeto de intenção de compra de 14,7% dos entrevistados.
A pesquisa revela, ainda, que o gasto médio na maioria dos segmentos será de até R$ 300. A mesma tendência foi percebida no trimestre anterior. No período de julho a setembro deste ano, os internautas declararam uma intenção de gasto médio de R$ 1.250 para as categorias linha branca e informática.
A partir desta edição da pesquisa, a FIA diz que a ?Série Expectativa de Consumo na Internet? passa a ser denominada ?Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra na Internet?.