Gasto médio em compras online no trimestre deve ser de R$ 300, indica estudo

0

Os livros, CDs, DVDs e revistas continuam ocupando o primeiro lugar no ranking de intenção de compras online neste trimestre. Esses produtos são alvos de interesse de 47,7% dos chamados e-consumidores, segundo pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a consultoria Canal Varejo.

O estudo aponta que, como tem sido observado desde as primeiras pesquisas referentes à expectativa de consumo na internet, os homens são maioria dentre os participantes. Na pesquisa atual, eles estão representados por 55% dos internautas, enquanto o público feminino somou 45%.

No levantamento feito para este trimestre, 14% dos internautas, porém, não manifestaram interesse em comprar no varejo virtual, uma ligeira queda em relação ao trimestre anterior, quando 14,6% informaram que não pretendiam efetuar compras por esse canal.

O percentual de intenção de compras de itens que compõem o segmento de eletroeletrônicos teve uma pequena diminuição em relação ao último trimestre do ano passado. Na pesquisa atual, os interessados em comprar produtos dessa categoria pela internet somaram 32,7%, e no último trimestre da pesquisa em 2006 (outubro a dezembro) essa intenção era de 37,6% dos participantes.

Em relação ao levantamento de intenção de compra realizado no trimestre passado, a intenção de compra dos itens da linha branca apresentou uma diminuição. No estudo de julho a setembro, essa expectativa de consumo esteve entre 15,1% das pessoas que participaram da enquete. Na pesquisa atual, os itens desse segmento são objeto de intenção de compra de 14,7% dos entrevistados.

A pesquisa revela, ainda, que o gasto médio na maioria dos segmentos será de até R$ 300. A mesma tendência foi percebida no trimestre anterior. No período de julho a setembro deste ano, os internautas declararam uma intenção de gasto médio de R$ 1.250 para as categorias linha branca e informática.

A partir desta edição da pesquisa, a FIA diz que a ?Série Expectativa de Consumo na Internet? passa a ser denominada ?Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra na Internet?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.