Um estudo recente divulgado pela Frost & Sullivan, empresa de consultoria e inteligência de mercado, mostra que o mercado brasileiro de telecomunicações obteve uma receita de US$ 58,266 bilhões no ano passado e deve atingir US$ 74,280 bilhões em 2012.
A projeção feita pela consultoria tem como base principalmente os serviços de banda larga, VoIP e telefonia móvel, que registraram forte crescimento de receitas e devem manter a curva ascendente nos próximos anos. Além disso, a empresa avalia que a convergência de voz, dados e vídeo apresenta várias oportunidades de crescimento e deve impulsionar o setor com a oferta dos chamados serviços triple play para os usuários de baixa renda.
?A telefonia tradicional está em queda devido a substituição da tecnologia fixo-móvel, assim como a adoção de novas tecnologias como VoIP, fatores que impactam principalmente nas receitas com a chamadas de longa distância?, afirma Iacy Saraiva, analista de pesquisas da Frost & Sullivan.
Apesar de os serviços de telefonia local e a longa distância ainda serem os principais geradores de receitas das operadoras, respondendo por 46,2% do total do faturamento do setor em 2006, Iacy observa que os serviços de telefonia móvel estão prestes a tomar a liderança, à medida que ultrapassarem a telefonia fixa em termos de tráfico e receita. Juntas, telefonia móvel e fixa lideram o mercado com participação de 84,8% da receita do setor.
Com relação ao mercado de banda larga, a analista diz que se espera que as operadoras direcionem esforços para aumentar a penetração entre os usuários de baixa renda, enquanto os serviços de voz sobre IP devem crescer especialmente entre os chamados "heavy users" de voz e internet.
Como conseqüência dessas mudanças e da convergência tecnológica, a estrutura competitiva do setor mudou e continuará a se modificar consideravelmente, segundo Iacy. Ela observa que as operadoras estão buscando oportunidades para expandir seus negócios, oferecendo voz, dados e vídeo em uma única oferta, através do conceito triple play, para aumentar a penetração em mercados estratégicos e ao mesmo tempo proteger-se da aproximação dos provedores de VoIP e operadoras de TV paga. ?Muitas companhias estão prontas para estabelecer parcerias ou mesmo comprar outras empresas para oferecer os serviços triple-play?, diz.
A analista da Frost & Sullivan enfatiza, ainda, que com os principais players participando em vários mercados, há uma oportunidade para que explorem possíves sinergias entre esses serviços. E observa que as empresas devem focar esforços nos segmentos que apresentam maior crescimento, como pequenas e médias empresas e usuário de baixa renda, a fim de expandir sua participação no mercado.
Esta, segundo Iacy, é uma oportunidade viável, já que os serviços de telecomunicações atingiram um nível de saturação nas classes mais altas da população e entre o segmento de grandes empresas e multinacionais. ?As operadoras com maior capacidade operacional e sinergia entre seus serviços devem levar vantagem, pois serão capazes de atender a demanda por triple play e oferecer planos de serviços customizados para usuários de alta e baixa renda?, explica, acrescentando que a empresa a largar na frente dessa tendência de mercado foi a Net Serviços em parceria com a Embratel. ?Depois vieram a Telefônica, que adquiriu parte das operações da TVA, e a Oi, que expandiu seus negócios ao adquirir a operadora WayTV?, finaliza Iacy.