O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) inaugura nesta quarta-feira, 20, o primeiro data center no estado. Com investimento de cerca de R$ 22 milhões, o novo site vai empregar cem servidores e será a responsável pelo processamento de dados de todos os órgãos do governo capixaba.
O data center ocupa uma área de 1,4 mil metros quadrados e possui uma sala cofre, que abriga com total segurança as instalações mais importantes contra pequenos desastres naturais, incêndios, vandalismo e roubos. Há ainda um outro espaço em que podem ser instalados servidores de outras instituições estatais.
De acordo com o presidente do Prodest, Paulo Henrique Coutinho, o investimento no novo data center foi realizado para que o processamento de dados possa acompanhar o crescimento das atividades desempenhadas pelo estado. Coutinho conta que o centro de processamento de dados (CPD) do Prodest já tinha quase 40 anos e por isso não conseguia mais atender às demandas dos órgãos públicos e da própria população.
- Processamento