A qualidade da internet em banda larga melhorou 50% nos últimos três anos em todo o mundo e 49% dos países já dispõem acesso à web em alta velocidade. De acordo com estudo feito pela Said Business School, da Universidade de Oxford (EUA), patrocinado pela Cisco, a velocidade média de download da internet saltou de 3,27 Mbps, em 2008, para 5,92 Mbps neste ano. A velocidade de upload, por sua vez, saiu de 794 Kbps, em 2008, para 1,77 Mbps neste ano.
O estudo, que analisa a velocidade da internet em 72 países, inclusive no Brasil, mostra que 48 deles, ou 66%, já atingem os requisitos mínimos para que a internet seja considerada de banda larga – as categorias envolvem disponibilidade de serviços de acesso, uso e oferta de redes sociais, streaming de vídeo, compartilhamento de arquivos, entre outros.
A pesquisa ainda elabora um ranking com os dez principais países com acesso à internet em banda larga. Em primeiro lugar ficou a Coreia do Sul, por conta principalmente da ampla penetração dos serviços de web no país e os altos investimentos em inovação. Em segundo e terceiro lugares ficaram Hong Kong e Japão, respectivamente, por conta dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento na área.
- Internet