Com o crescimento do mercado das operadoras de saúde, a Stefanini IT Solutions investe em capacitação interna para atender as necessidades dos clientes do segmento, assim como na identificação de parceiros que tenham produtos que propiciem valor agregado.
A consultoria implementou uma área totalmente direcionada para esse mercado e, desde então, o mercado de saúde vem crescendo dentro da empresa com a conquista de clientes como algumas das maiores operadoras de saúde e alguns dos maiores hospitais localizados na região sudeste.
A empresa atende o cliente de acordo com as características e peculiaridades de cada tipo de operadora de saúde, cooperativas médicas ou medicina de grupo. As soluções podem abranger desde iniciativas simples, como a implementação de ERPs, prontuários eletrônicos, atendimento a regulamentação, eliminação de papéis e o uso de BI para melhorar o atendimento, até aplicações mais sofisticadas de telemedicina e o uso de recursos de telecomunicações – rede móvel – para suportar o atendimento remoto, Gestão de Ativos e Recursos Hospitalares, etc.
"Atualmente, há muito desperdício de recursos no sistema de saúde no Brasil, incluindo a saúde suplementar, o que pode ser motivado, entre outras razões, pela forma de remuneração que privilegia a quantidade de procedimentos realizados, e não a efetividade da atuação" explica o Gerente de Consultoria e Inovação da Stefanini IT Solutions, Roberto Nascimento.
Os dados chancelam a tendência de utilização da tecnologia pelas operadoras de saúde para ajudá-las a dimensionar melhor seus gastos com a saúde. Para se ter idéia, a assistência médica é o segundo maior gasto do departamento de recursos humanos das companhias, depois dos salários.
Além disso, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil, em 2025, será o sexto país mais envelhecido do mundo, com 15% da sua população idosa, além de mais informada e exigente.
"Os desafios da alta demanda do mercado das operadoras de saúde não se resolverá de forma tranquila, muito menos no curto prazo e menos ainda se não estiver associada a ferramentas flexíveis, ágeis e que apoiem estes desafios", comenta o executivo. Do ponto de vista tecnológico, existe uma grande tendência construção de ferramentas adequadas para suportar todas as atividades e que permitem que as empresas simulem, desenvolvam produtos e atendimentos com qualidade e rapidez.
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