A Apple perdeu nesta quinta-feira, 18, o pedido de apelação contra uma decisão de uma corte britânica que determinou que a Samsung não copiou o design registrado do iPad no desenvolvimento do tablet Galaxy. A fabricante americana alegava que o tablet Galaxy SIII, da rival, era uma cópia do iPad, o que causava confusão nos consumidores e prejudicava as vendas da empresa.
As duas maiores fabricantes de celulares do mundo estão brigando por patentes tanto de smartphones quanto de tablets em tribunais ao redor do mundo.
O juiz do caso, Colin Birss, da Corte de Apelação, manteve decisão anterior de que, apesar de algumas similaridades, a Samsung não violou o design da Apple. Segundo ele, é impossível confundir os dois produtos porque o tablet da Samsung não é "tão interessante quanto o iPad".
A Apple pode recorrer à Suprema Corte, mas, antes disso, terá de veicular anúncios dizendo que a fabricante coreana não copiou o iPad, tanto em seu website quanto em jornais.
Em nota enviada ao TechCrunch, a Samsung reafirma que a linha Galaxy não quebra as patentes de design da Apple. "Continuamos a acreditar que a Apple não foi a primeira a desenhar um tablet de forma retangular com cantos arredondados e que a origem do design da Apple pode ser encontrada em inúmeros exemplos anteriores de arte", diz o comunicado. A fabricante coreana também acusa a concorrente de excesso de demandas legais, capazes de prejudicar a inovação na indústria.
Procurada pelo site, a Apple não quis comentar.