Big data impulsiona a adoção de PaaS, aponta estudo

0

A necessidade das empresas gerenciarem grandes volumes de dados não-estruturados, o chamado big data, é a principal razão para a adoção da computação em nuvem na modalidade de plataforma como serviço (PaaS, na sigla em inglês), segundo um estudo da IBM. A gigante do software ouviu 1,5 mil tomadores de decisão na área de TI, em 18 países.

O relatório informa que 16% dos executivos disseram que suas empresas já utilizam PaaS em suas operações, classificadas como “pioneiras” no uso da tecnologia. Entre eles, 52% identificaram a gestão de dados, integração e análise como os principais fatores de diferenciação da tecnologia. Além disso, 47% dos executivos citaram a habilidade de integrar capacidades atuais com possibilidades futuras de desenvolvimento como uma vantagem do PaaS, enquanto 45% mencionaram a otimização da experiência humana por trás de provedores de serviço externos.

O estudo revela ainda que 49% dos profissionais de TI reconhecem a importância do PaaS como uma forma de direcionar a inovação e melhorar o ciclo de vida de aplicações na empresa. Segundo os entrevistados, a plataforma como serviço é vista como uma solução a ser adotada no futuro, por padronizar esforços de desenvolvedores, bem como de produção e manutenção.

Dentre as preocupações dos executivos estão questões relacionadas a segurança, retorno sobre investimento (ROI) e dúvidas sobre desepenho. Para atingir os objetivos do negócio com PaaS, os executivos traçam cinco fatores: entender o atual ecossistema de aplicações, priorizar aplicações que demandam mais foco, executar um projeto piloto, integrar o projeto piloto ao negócio e, finalmente, utilizar o PaaS na rotina, colhendo os diferenciais competitivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.