Brasil é o sexto país que mais dissemina ataques virtuais, aponta Akamai

0

O Brasil assumiu a 6ª colocação no ranking de países que mais disseminam ataques pela internet, de acordo com um levantamento realizado pela Akamai, empresa especializada em infraestrutura de rede. O país foi responsável por 4,6% das ameaças no segundo trimestre, ou 0,6 ponto percentual na comparação com igual período do ano passado.

No topo da lista está a China, responsável por 16% dos ataques na mesma comparação, seguida dos Estados Unidos, com 12% e alta de 1 ponto percentual. Na lista, também figuram a Turquia, na terceira posição com 7,6%, seguida da Rússia (6,3%) e de Taiwan (5,4%).

Em relação às portas mais atacadas, o Windows-DS é, de longe, o principal alvo, concentrando 32% dos ataques no segundo trimestre, mas com índice 10 pontos menor na comparação com os mesmos meses de 2011. A Telnet é o segundo ponto de entrada mais utilizado em ataques, com 9,2%.

Velocidade

Quanto à velocidade de conexão de banda larga fixa no segundo trimestre, o Brasil ficou atrás de outros países da América Latina. Os brasileiros possuem, em média, conexão de 21,1 megabits por segundo (Mbps), enquanto o Chile, com 3 Mbps, México,  com 2,7 Mbps, e Colômbia, com 2.5 Mbps, têm conexões mais rápidas. Entretanto, o desempenho da internet no Brasil é superior ao da Argentina (2 Mbps), Peru (1,8 Mbps) e Venezuela (1 Mbps). Vale ressaltar que apenas 12% das conexões brasileiras apresentaram velocidade maior que 4 Mbps, considerada necessária para assistir a um vídeo em alta definição, por exemplo.

O Brasil também está atrás da média global em velocidade de conexão, que é de 3 Mbps — 13% maior em relação à medição do primeiro trimestre.

Internet móvel

Já a média de velocidade das conexões móveis no Brasil foi de 1,1 Mbps, com pico de 8 Mbps. Os números são inferiores a diversos outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Colômbia, estando à frente apenas do Paraguai, Venezuela e Bolivia.

A maior velocidade média de conexão móvel foi 7,5 Mbps, na Rússia. O pico de velocidade média de conexão móvel foi originado por um provedor do Reino Unido, com 44 Mbps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.