Extrafarma integra processos com plataforma de gestão

0

Desde maio deste ano, a Extrafarma — rede de drogarias com 180 lojas espalhadas pelas regiões Norte e Nordeste (Amapá, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará) — iniciou um projeto de renovação da sua área de TI. Uma nova plataforma de gestão foi adquirida para integrar todas as áreas da empresa e centralizar processos, a fim de reduzir custos e tornar mais ágil as atividades do dia-a-dia.

Com sede em Belém, onde também fica o centro de distribuição, a Extrafarma emprega 3,3 mil pessoas e deve encerrar o ano com receita bruta de R$ 950 milhões. As inovações tecnológicas prometem contribuir para aumentar ainda mais esse desempenho, já que o novo sistema possibilitará que a equipe interna acompanhe, em tempo real, as operações da área financeira, contábil, administrativa, logística e de compra e venda.

Segundo o diretor financeiro e responsável pela área de tecnologia da Extrafarma, Miguel Rothmann Jarros, anteriormente à solução o ambiente de sistemas era fragmentado, "com um mix de sistemas desenvolvidos internamente e de sistemas comprados de fornecedores externos", explica.

Dessa forma, o resultado da falta de integração era, segundo ele, a inconsistência de informações, elevado tempo de execução para a obtenção das informações, além da demora no fechamento contábil mensal e a necessidade de conferência (dupla checagem de informação). Jarros destaca também o grande volume de processos manuais, o que aumentava o risco de erros, retrabalho e problemas na gestão dos preços e estoques. Ele ainda ressalta a falta de informações para auxiliar a tomada de decisões.

Todos esses pontos negativos, na visão de Jarros, resultavam na perda de produtividade e, inclusive, na perda de vendas, e contribuíram com a decisão de mudar. O projeto de aquisição de um plataforma de gestão foi estimulado, de acordo com o executivo, por três fatores básicos: necessidade de maior governança e disponibilidade — com maior qualidade, velocidade e fácil acesso — de informações, tanto operacionais quanto gerenciais; otimização de processos; e a redução de custos e do capital empregado.

Uma empresa de consultoria foi contratada para auxiliar a rede de drogarias no levantamento das necessidades internas, as quais foram submetidas a 12 fornecedores selecionados para participar do processo de seleção. As demandas foram confrontadas com os sistemas fornecidos para avaliar quais sistemas seriam empregados, e seus respectivos fornecedores. Esse processo de seleção demandou seis meses. Segundo, Jarro, "o tempo necessário para a realização de um trabalho consistente e que nos direcionasse para a melhor solução, com maior nível de aderência aos negócios da companhia".

Foram selecionadas as seguintes empresas: Cosin Consulting, como gestora do projeto, o Grupo Assa, como integrador da solução SAP Retail, a Atvi, responsável pela solução Mastersaf, e os próprios fornecedores de software, SAP e Thomson Reuters Mastersaf. De acordo com Jarros, tanto os provedores de serviços como de soluções estão acompanhando e apoiando a implantação dos sistemas. Como diferencial do processo, ele destaca o acompanhamento diferenciado da gestora Cosin Consulting e o comprometimento do Grupo Assa "no entendimento do negócio da companhia".

Expectativas

A tecnologia entrará em funcionamento em duas etapas: em dezembro deste ano e em junho de 2013. No fim da implantação, Jarros informa que a expectativa geral é melhorar a gestão de estoques, reduzir o capital empregado, otimizar processos e proporcionar acesso mais rápido a uma informação de melhor qualidade. No aspecto técnico, ele diz que o projeto vai melhorar os indicadores de vendas, administrativos e gerais (SG&A, na sigla em inglês), da margem Ebitda e o lucro, além de oforecer melhor nível de serviço ao cliente. A solução será utilizada por cerca de 60 usuários dos departamentos de finanças, contabilidade, compras, controladoria, logística, gestão de estoques e gestão de preços.

Apesar de não divulgar o valor do investimento, Jarros diz acreditar que o retorno do custo empregado acontecerá dentro de, no máximo, dois anos. Nesse ínterim, as prioridades do departamento de TI da empresa é continuar no objetivo de apoiar a busca de maior eficiência operacional, otimizar processos, conquistar melhor aderência aos sistemas de gestão, e eliminar, junto à automatização, as atividades que não agregam valor aos clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.