O armazenamento e a gestão dos dados corporativos são considerados procedimentos complexos pelos diretores de TI com as soluções utilizadas hoje pelas organizações. Nada menos que 74% dos CIOs apontaram os métodos utilizados por elas difíceis, segundo um estudo encomendado à Forrester Consulting pela Dell. O levantamento foi feito com 839 gestores da área e responsáveis pela administração dos ambientes. Tecnologias mais fáceis de usar somada à automação dos ecossistemas de storage são benefícios desejáveis por 94% dos entrevistados.
Essa complexidade dos tradicionais ambientes de armazenamento, segundo o estudo, tem impactado na produtividade e nos resultados entregues pelos profissionais responsáveis pela administração de storage nas organizações. Entre os entrevistados, 57% disseram que hoje gastam entre 26% e 75% do dia de trabalho em tarefas relacionadas a manutenção, em vez de se concentrarem em atividades estratégicas para a empresa. Mas quase a metade (48%) dos administradores de storage consultados acreditam que conseguiriam exercer uma função mais estratégica se as empresas onde trabalham adotassem tecnologias de armazenamento mais fáceis de gerenciar.
Outra conclusão do estudo é que cerca de 95% dos entrevistados valorizam a compra do storage do mesmo fornecedor de servidores, equipamentos de rede e serviços e sistemas para gestão de TI. Quarenta e dois por cento dos entrevistados informaram que a compra de múltiplos componentes de uma única empresa, exclusivamente ou sempre que possível, garante uma integração mais fácil, uma melhor sinergia entre produtos e uma compra facilitada.