A Atento, empresa global de contact center e BPO, sofreu um ataque cibernético em seus sistemas no Brasil neste domingo,17, e está com parte de suas operações paralisadas. Na noite de domingo, a companhia enviou um comunicado aos seus clientes informando que "detectou um ataque de cibersegurança e implementou imediatamente todos os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter e avaliar a ameaça".
Segundo o comunicado enviado também a Bolsa de Nova York, o ataque comprometeu apenas a empresa no Brasil e que sua equipe de segurança já está trabalhando para restabelecer os sistemas afetados. Além disso, também foi informado que não foram detectados vazamentos de dados.
"Não encontramos evidências de vazamento de dados de clientes neste momento. Nossas investigações ainda estão em andamento e trabalharão em estreita colaboração com as autoridades competentes. No momento desta comunicação, o escopo deste incidente está limitado a algumas operações brasileiras e estamos trabalhando para restaurar o serviço aos nossos clientes o mais rápido possível, sempre garantindo a máxima segurança", conclui o comunicado.
Íntegra do comunicado
Atento, empresa líder em soluções de CX e terceirização de processos de negócios (CRM / BPO) na América Latina e um dos cinco maiores provedores do mundo, detectou um ataque de cibersegurança em seus sistemas no Brasil, no último domingo, 17 de outubro. Imediatamente, foram implantados todos os protocolos de cibersegurança disponíveis a fim de avaliar e conter a ameaça. A prioridade da companhia sempre foi garantir a proteção e a integridade dos dados e sistemas de seus clientes. Com o objetivo de prevenir qualquer risco aos seus clientes, foi realizado proativamente o isolamento dos sistemas impactados na Atento e também foram suspensas as conexões com os clientes no Brasil. Este foi o motivo que causou a interrupção do serviço.
As investigações ainda estão em andamento e a companhia segue trabalhando em estreita colaboração com seus consultores e as autoridades competentes para avaliar o impacto do incidente nos negócios e tomar as medidas cabíveis.
A empresa reforça que a ameaça foi contida rapidamente e nas primeiras 24h foi possível iniciar o fornecimento de serviço com limitações para alguns clientes. Neste momento, as operações do data center já foram retomadas e a companhia começará a retomar progressivamente mais serviços.