Como explorar toda a capacidade dos milhões de dados disponíveis e extrair deles 'capital' para alavancar os negócios? Que tipo de evolução é imprescindível realizar para entender e utilizar, da melhor forma, o poder dos dados em uma operação dentro de uma grande organização?
A partir dessas questões, a VR buscou uma parceria com a Scala, empresa do Grupo Stefanini especializada em Processos, Analytics e Inteligência Artificial aplicada para otimizar resultados, e iniciou, em 2020, sua jornada bem-sucedida para se tornar uma empresa data-driven, ou seja, com orientação direcionada a um grande repositório de dados com acesso direto de todas as empresas do Grupo. E os resultados são inúmeros.
Entre os desafios superados estão garantir uma base de dados única e confiável, promover a migração, de forma escalável, da arquitetura de dados on-premise para a cloud (com a incorporação de soluções Microsoft Azure), construir um novo pipeline do zero, incluindo a criação de uma nova área de dados, além de consolidar todos os dados em um data lake organizado e com governança.
Tudo isso, seguindo as rigorosas regras de visualização de dados para cada empresa do grupo. E o que surgiu a partir desses pontos elencados foi uma nova plataforma completamente robusta e dinâmica, desenvolvida com sistemas de Business Intelligence (BI), Engenharia de Dados, Infraestrutura, DevOps, Ciência de Dados Aplicada e Governança de Dados.
Os resultados já são sentidos a partir dos dados confiáveis e precisos especialmente para apoiar nas decisões rápidas a serem tomadas, no atendimento a casos em tempo real, a partir de um ambiente de analytics forte, ágil e poderoso, capaz de gerar modelos analíticos mais avançados e elaborados.
Nessa parceria a Scala apoiou com todo seu conhecimento técnico e ampla experiência da empresa em arquitetura e estruturação de dados. Agora, todas as empresas do Grupo VR (VR, PontoMais, Globall Points e Audaz) acessam, de forma amigável e intuitiva, o repositório em uma mesma base de dados, de acordo com as permissões de acesso determinadas pela governança estabelecida pelo Grupo.
Na rotina frenética de atuação da VR, foi possível entender a jornada dos principais envolvidos nas operações de trabalho como, por exemplo, no trato com estabelecimentos comerciais, agilizando na geração de reembolsos, fechamentos de guias, orientação a novos serviços, entendendo, a partir dos dados selecionados, o perfil do estabelecimento e proporcionando uma abordagem ativa por parte da equipe de atendimento da VR. O ganho incremental foi bastante sólido e significativo.
A implementação também tem trazido mais flexibilidade aos mais de 3 milhões de clientes, uma vez que a companhia conseguiu reunir seus milhares de dados, aprimorando a análise das informações de seus serviços, e facilitando a jornada do trabalhador, tanto em suas compras no supermercado quanto em alimentação em restaurantes.
"Nosso objetivo é ampliar essa jornada digital em todas as frentes dos nossos negócios. E ter maior maturidade nessa área de análise de dados trará insights fundamentais para identificarmos as principais necessidades em nossa área de atuação", afirma Renato Teixeira, diretor-executivo de Produtos e Plataformas as a Service da VR.