Foco no cliente, flexibilidade e agilidade são pilares da gestão em startup

0

Quando falamos em gestão para startups, me vêm à cabeça três pilares: o primeiro é o foco no cliente. É preciso valorizar a qualidade e oferecer serviços ou produtos que solucionem problemas e atendam às expectativas do público-alvo mapeado.  

Esse ponto acarreta outro: a flexibilidade. É preciso se adaptar ao modelo de negócio à medida que a startup vai crescendo. Novos desafios de mercado surgem ao passo que a startup vai gerando mais receita e a cartela de clientes aumenta. Muitos desses desafios têm a ver com a própria relação com o cliente, que é o primeiro pilar. Com o crescimento da startup, os feedbacks chegam de forma rápida e é preciso ser flexível e adaptável para chegar ao que o cliente precisa.  Ouvir e orientar o cliente, e em seguida, fazer os ajustes de forma ágil.  

Isso nos leva ao terceiro pilar: a agilidade, a habilidade de tomar decisões rápidas e eficientes, aproveitando as oportunidades e respondendo às mudanças do mercado no menor tempo possível.   

Cada startup possui sua maneira de gestão e funciona de uma forma. Porém, é importante destacar que existem alguns padrões que são identificados em startups bem-sucedidas, que é um sistema de gestão horizontal.   

Essa estratégia gera igualdade e compartilhamento de ideias, o que deixa o time engajado e diversifica as perspectivas, aumentando a resolutividade de problemas de forma ágil e precisa.    

Com essa gestão implementada, a comunicação torna-se transparente e aberta, tendo em vista o envolvimento da equipe com a tomada de decisões. Essa comunicação e gestão compartilhada, gera inovação, criatividade, diversidade, motivação, adaptabilidade no mercado e engajamento.   

Isso nos leva a outro ponto, a retenção de talentos. Quando as pessoas se sentem à vontade para expressar suas ideias, dar feedbacks e melhorar seu próprio ambiente de trabalho, tendem a permanecer nesse espaço por mais tempo. Afinal, quem não gosta de ser ouvido?   

Uma cultura empresarial positiva atrai, retém e transforma profissionais. Isso gera impacto diretamente na startup, pois pessoas motivadas tendem a seguir no mesmo propósito.   

Entre todos os pontos, o foco no cliente é o mais importante, porque ele é quem direciona estratégias. Esse pilar impulsiona a inovação e, através da conquista da fidelidade dos clientes, garante o crescimento e o sucesso a longo prazo.   

Diogo Catão, CEO da Dome Ventures.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.