Os contratos de serviços estão trazendo não apenas um reforço extraordinário de caixa como também ajudando a IBM a enfrentar melhor a crise econômica que outras companhias de tecnologia. Depois de conquistar no início do mês dois megacontratos nos Estados Unidos (um para modernizar o sistema que processa os formulários de imigração do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, que poderá gerar até US$ 491 milhões de receita para a empresa; e outro avaliado em US$ 800 milhões para gerenciar os sistemas de computação da Amgen, maior empresa mundial de biotecnologia), agora é a vez de a IBM anunciar novos projetos de serviços de TI no Brasil (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Os contratos, estabelecidos entre julho e setembro, contribuíram para os resultados positivos obtidos pela empresa no terceiro trimestre de 2008 e divulgados recentemente pela empresa. Hoje, a participação de serviços na receita da IBM Brasil representa 44% do total. A diversidade de soluções e clientes reforça a importância do país como alvo para investimentos e expansão da companhia.
Entre os novos acordos estão o de outsourcing de service desk como a TAM, que inclui serviços de instalação e suporte telefônico e de campo aos equipamentos de TI da companhia aérea, e para atualização de infra-estrutura de TI da Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de caminhões e ônibus da América Latina. Além da atualização dos equipamentos e softwares, a IBM fará a integração da nova rede com todos os sistemas existentes na Mercedes-Benz ao longo dos próximos meses e oferecerá suporte e manutenção em esquema 24×7 durante três anos.
A gigante de TI ganhou ainda outro contrato, no valor de R$ 1,7 milhão, para o gerenciamento de desktops da STIHL, líder no mercado de ferramentas motorizadas portatéis. O projeto contempla a substituição de 600 equipamentos, além de serviço de manutenção e suporte ao novo ambiente. Além disso, a IBM também foi a vencedora do projeto de outsourcing de infra-estrutura da Leroy Merlin, uma das maiores redes de varejo no segmento de construção, que aumentou o escopo do acordo de outsourcing. Além do suporte ao ERP que interliga as 15 lojas no país, a IBM passa a ser o fornecedor dos serviços de infra-estrutura do CRM durante os próximos cinco anos.
Por fim, a empresa venceu a concorrência para prestar serviços de terceirização da infra-estrutura de tecnologia midrange (servidores de porte médio) da Telefônica. A operação também inclui suporte e manutenção para prover disponibilidade dos sistemas aos funcionários e clientes da Telefônica. A operadora também renovou o contrato que havia firmado com a IBM da Argentina há oito anos para a prestação do mesmo serviço. Os projetos, avaliados em R$ 110 milhões, têm duração prevista até dezembro de 2011.
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