A UOL Host, divisão de hospedagem de sites do portal e provedor de acesso à internet, iniciou nesta quarta-feira, 18, as operações do serviço de cloud computing, que vai culminar em breve no lançamento de um novo conceito de "shopping de aplicativos", em que os clientes poderão adquirir e utilizar diversos tipos de ferramentas sem sair do ambiente virtual.
"Um dos diferenciais do serviço é oferecer toda a solidez, performance e segurança da 'nuvem UOL'. Hospedamos o maior número de servidores do Brasil, cuja segurança e disponibilidade são testadas diariamente pela própria natureza do portal", destaca Vinícius Pessin, diretor do UOL Host.
Segundo o executivo, além do custo reduzido, inferior à aquisição ou locação de um servidor físico, a praticidade do cloud Computing UOL é um dos grandes atrativos para pequenas e médias empresas, que não possuem equipes dedicadas à área de tecnologia ou não querem empatar capital em infraestrutura.
"Por exemplo, para o processamento da folha de pagamento, realizada apenas uma vez por mês, é necessário utilizar equipamentos robustos. Em uma situação dessa natureza, os servidores ficariam ociosos durante o restante do tempo, caracterizando desperdício de recursos", acrescenta Pessin.
Renato Weiner, diretor de tecnologia do UOL Host, diz que em breve também estará disponível o shopping de aplicativos, um modelo inédito no Brasil que permitirá que desenvolvedores de software e soluções ofereçam aos clientes seus produtos. "Assim, traremos às empresas usuárias da nuvem UOL uma plataforma de TI completa, de fácil utilização e com baixo impacto nos custos finais."
- Nas nuvens