Assim como ocorreu no mercado de smartphones, o sistema operacional Android, do Google, deve registrar crescimento acelerado no segmento de tablet PCs. Ao menos esta é a projeção da IMS Research, que aponta que a participação do sistema operacional no mercado de tablet PCs deve saltar de 15,2%, em 2011, para 28,4% em 2015, ou seja, quase o dobro.
De acordo com a consultoria, até meados do ano que vem pelo menos 15 fabricantes estarão comercializando tablet PCs com o Android, entre eles Cisco, Samsung, Dell, Motorola, OpenPeak e Viewsonic. A IMS avalia também que a venda do Galaxy Tab, da Samsung, por operadoras de telefonia móvel será outro impulsionador do crescimento do Android no segmento de tablets.
A consultoria salienta, porém, que outros sistemas operacionais devem garantir boa participação de mercado, como os desenvolvidos pela Research In Motion (RIM) e pela HP, com o webOS, que têm investido forte no setor. Números da IMS indicam que em 2011 apenas 7,8% dos tablet PCs vendidos terão sistemas operacionais que não sejam o iOS, da Apple, Android ou Windows. "A maior parcela será representada pelos sistemas da RIM e HP", frisa a consultoria. Se isso se confirmar, o iPad, líder absoluto de mercado, perderá sua posição, embora mesmo assim ainda responderia por boa parte do segmento.
- Projeção