A edição 2010 da CeBIT, maior feita de tecnologia da informação em numero de expositores e visitantes, reuniu na cidade de Hannover, na Alemanha, 334 mil visitantes de 83 países e 4.187 expositores. A informação é de Reinhold Umminger, diretor da CeBIT, que reuniu a imprensa nesta quinta-feira, 18, em São Paulo, para divulgar a edição de 2011, que acontecerá entre os dias 1º e 5 de março. Ele informou que neste ano 85 empresas latino-americanas participaram da CeBIT, das quais 45 eram brasileiras, muitas delas apoiadas pelo programa da Softex, coordenado pela Softsul, do Rio Grande do Sul.
Ao mesmo tempo, o executivo ressaltou a importância da versão brasileira da CeBIT, a BITS – Business IT South America – 2011, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de maio na cidade de Porto Alegre, promovida pela Deutsche Messe em parceria com a CIERGS/FIERGS e Converge Comunicações.
Além da comercialização da área de exposição, a Converge será responsável pela programação das palestras que fazem parte da Global Conference, abordando os temas: Gestão Empresarial 2.0, Soluções e Tecnologia de Mobilidade, Fórum de Redes e Telecom, Inovação em TI, Web 2.0 – marketing e negócios digitais, TI no Agribusiness e TI na Logística e Distribuição.
Hannover
Em 2010, segundo e executivo, o mercado internacional de tecnologia da informação e comunicações (TICs) movimentou 2,52 trilhões de euros. O grupo de países que compõem o Bric (formado por Brasil, Rússia, Índia e China), que vem em crescimento constante nos últimos anos, atingiu 13% do mercado. Dos 334 mil visitantes de 83 países, 74% eram profissionais com autonomia para realizar negócios. Foram gerados 10 bilhões de euros em investimentos e realização de mais de cem negócios internacionais. Em relação à mídia, foram mais de 5 mil jornalistas e blogueiros presentes.
O tema principal da edição 2011 será "Trabalhar e viver na nuvem", abordando soluções de cloud computing. O país parceiro será a Turquia. Uma das novidades da CeBIT 2011 é a sua organização em quatro trilhas diferenciadas. A CeBIT pro: orientada para o usuário profissional; a CeBIT gov: voltada para os usuários do setor público; a CeBIT life: orientada para o usuário profissional e fãs de tecnologia; e a CeBIT lab: plataforma para as universidades e institutos de pesquisa.
Plataformas de aplicação
A CeBIT pro mostrará soluções tecnológicas profissionais para aplicação em pequenas e médias empresas, mas também para as multinacionais. Os novos sistemas de TI – como, por exemplo, o uso intensivo da nuvem – permitem que o usuário obtenha importantes vantagens de custo no competitivo mercado internacional. Já a CeBIT gov será dirigida à apresentação das aplicações e soluções aos tomadores de decisão dos órgãos públicos. Quem toma decisão em âmbito estatal, regional e municipal visita o evento para obter uma visão abrangente do mercado. As soluções de TIC podem resolver o dilema central do setor público: diminuir custos ao fornecer um melhor serviço ao cidadão. Neste segmento, há um potencial bilionário para os concorrentes.
Na CeBIT lab o futuro do mundo digital tomará vida. Institutos internacionais de pesquisa e universidades apresentarão na CeBIT lab soluções e aplicações do amanhã.O setor de TIC é o propulsor central da aplicação de inovação na indústria. Uma vez que os ciclos de inovação são cada vez mais curtos, só consegue se impor no mercado quem for capaz de enxergar as tendências antecipadamente, saindo na frente de seus concorrentes.
A CeBIT life se dirige aos consumidores técnicos e aos amantes da alta tecnologia. O papel do consumidor no mundo digital mudou radicalmente. Agora ele impulsiona as inovações, fornece conteúdos e desenvolve novos modelos de negócios. Ao mesmo tempo em que vão desaparecendo os limites entre o profissional e o pessoal A CeBIT life apresentará justamente as tendências desta evolução.
Mais informações: info@convergeeventos.com.br
- TICs