A fabricante de chips AMD anunciou nesta segunda-feira, 18, que, a partir deste mês, inicia a produção da primeira plataforma com tecnologia embarcada baseada em APUs (sigla em inglês para unidades de processamento acelerado) no Brasil. A fabricação será feita em parceria com a Tradecomp, representante da AMD Embedded no Brasil, e a Tecsys, fabricante de equipamentos eletrônicos, que cederá sua planta industrial localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Sem revelar o valor investido, a AMD apenas informou que a estimativa é que sejam produzidas 50 mil unidades no primeiro ano de operação.
Segundo a empresa, a placa utiliza tecnologia APU AMD G-Series, com alta capacidade gráfica e baixo consumo de energia, e permite uma grande variedade de usos no mercado. Dentre suas aplicações, destacam-se controles de automação comercial, bancária e industrial, equipamentos thin clients, pontos-de-venda (PoS), set-top boxes, IP-TV e produtos para as áreas de saúde, educação e transporte, como carteiras escolares informatizadas, sinalização digital e quiosques.
"Enxergamos inúmeras oportunidades de mercado. Qualquer dispositivo que necessite baixo consumo de energia, alta qualidade gráfica e desempenho de processamento é candidato forte para usar essa placa", afirma Ronaldo Miranda, vice-presidente da AMD América Latina e presidente da AMD Brasil.