Petz otimiza precificação e elimina divergências com etiquetas eletrônicas

0

Uma loja-conceito inteira da Petz, rede de pet shops do Brasil, se tornou referência em modernização da gestão de preços ao ser equipada com 8 mil etiquetas eletrônicas. Tecnologia em franca expansão no mercado brasileiro e no mundo todo, as chamadas ESLs (sigla em inglês para Electronic Shelf Labels) foram implementadas desde o início das operações da moderna unidade localizada na avenida Gastão Vidigal, no bairro da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo (SP).

As etiquetas eletrônicas agregaram mais agilidade e simplificação ao dia a dia operacional da loja, inaugurada em março desse ano. Os preços de todos os itens disponíveis nas prateleiras são atualizados ao mesmo tempo e de forma rápida e sincronizada, com 100% de correção em relação aos valores registrados no sistema. Um avanço que também elimina riscos de divergência de custos entre a gôndola e o caixa, evitando perdas de receita e a insatisfação dos clientes que visitam a unidade.

Além da melhora na gestão de preços, a loja-conceito da Petz também passou a divulgar ofertas especiais exibidas nos displays de LED das etiquetas eletrônicas, além de promover ações voltadas a ampliar a fidelização dos compradores.

"Em vez das tradicionais etiquetas de papel, adotamos uma tecnologia avançada que melhora a experiência de compra dos nossos clientes, além de obter benefícios operacionais que otimizam a gestão da loja", afirma Rodrigo Cruz, Diretor de Operações e Expansão da Petz.

Piloto e expansão

A decisão por adotar as ESLs foi tomada após um primeiro projeto-piloto realizado em 2018 em uma loja da Petz localizada no Itaim, zona sul da capital paulista. Na ocasião, 100 etiquetas eletrônicas instaladas na área de farmácia mostraram bons resultados, incluindo maior agilidade na atualização de preços, eliminação de divergências e avanços no layout e na qualidade da visualização pelos clientes.

A boa performance desse teste fez com a Petz retomasse o projeto no fim de 2021, quando a rede decidiu implementar a tecnologia de forma integral na loja-conceito que viria a ser inaugurada na Vila Leopoldina. Atualmente a rede realiza estudos de viabilidade técnica para expandir as etiquetas eletrônicas futuramente para outras unidades do grupo no país.

Responsável pelo projeto-piloto e pela implementação das etiquetas eletrônicas na loja-conceito da Petz, a Seal Sistemas desenvolveu o projeto completo – incluindo a instalação das antenas de radiofrequência que transmitem informações atualizadas às ESLs, além da integração com os softwares de gestão operacional da unidade (gestão de PDV e ERP).

"Desenvolvemos um projeto específico e personalizado para as necessidades da Petz, com toda a infraestrutura tecnológica hospedada na nuvem e sem exigir muito espaço físico. Trata-se de um exemplo de como praticamos a nossa filosofia, baseada em implementações abrangentes de ponta a ponta para toda a cadeia produtiva – desde o desenho do projeto até a oferta de sustentação e suporte técnico", diz Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas, hoje considerada a maior integradora de soluções de mobilidade do Brasil e líder nacional em computação móvel e captura automática de dados.

O projeto da Seal Sistemas ainda contemplou treinamentos para os colaboradores da loja, que passaram a ter a rotina operacional facilitada pelas etiquetas eletrônicas depois de poucas semanas de implementação, mesmo envolvendo um grande volume de unidades da tecnologia. "Hoje, a Petz se tornou uma referência importante para o setor varejista em matéria de avanços tecnológicos e em como as etiquetas eletrônicas conferem vantagens competitivas ao otimizar a operação da loja física", afirma Wagner.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.