Ao longo dos anos, o mercado de Gestão de Pessoas evoluiu de modelos tradicionais, e o RH que antes se centrava apenas em assuntos burocráticos e institucionais, além de possuir a maior parte de seus serviços desenvolvidos de forma manual, cresceu para um modelo mais dinâmico e automatizado. Isso, graças aos avanços tecnológicos que passaram a desempenhar um papel fundamental nas organizações, com novas soluções e serviços voltados para o bem-estar dos colaboradores e o pleno desenvolvimento das empresas.
"O que vemos hoje é um RH cada vez mais estratégico e otimizado. Temos no mercado ferramentas e soluções avançadas que nos possibilitam trabalhar no clima organizacional de cada instituição, ultrapassando desafios e promovendo uma melhora significativa nos modelos de gestão para a garantia de sucesso", afirma Flávio Legieri, CEO da Intelligenza.
Outra tendência para 2023 é a inovação como aliada para contratação totalmente remota, com a utilização de softwares que auxiliam o profissional de RH a contratar de maneira mais assertiva. De acordo com a pesquisa realizada em 2022 pelo Infojobs, 53% das empresas já contratam de maneira 100% digital, enquanto 24% das que ainda não aderiram ao modelo de seleção pretendem contratar um software em 2023.
Para Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, "Diferente do que se acredita, a Inteligência Artificial não irá substituir o profissional de RH, já que a gestão da ferramenta é feita exclusivamente pelos recrutadores. A tecnologia se torna uma aliada destes profissionais para que eles possam direcionar seus olhares para o capital humano", afirmou a executiva.
Para o próximo ano os especialistas apontam tendências para este mercado que segue em constante expansão, atreladas à tecnologia e a novos formatos de trabalho, que cresceram durante os últimos anos, como o home office.
Entre as principais, é possível destacar:
– Modelos de trabalho flexíveis: Com o fortalecimento do home office, cada vez mais empresas passaram a adotar modelos flexíveis de trabalho, que possibilitam mais liberdade para os seus colaboradores em suas rotinas, sendo uma tendência que se ampliará durante os próximos anos.
– Valorização do bem-estar e fortalecimento da cultura organizacional: Com os avanços da área, o RH passou a olhar atentamente para o ambiente institucional das organizações, com um foco maior direcionado ao bem-estar dos colaboradores a fim de manter a harmonia no ambiente de trabalho e promover experiências agradáveis, com isso, é possível notar amplos investimentos em benefícios diferenciados e programas internos voltados para estes objetivos, tendência que deve permanecer e crescer no futuro.
– Foco em talentos: Além de recursos para a atração e retenção desses profissionais, as empresas estão investindo cada vez mais em programas internos de capacitação de talentos. Por fim, as expectativas seguem promissoras para o mercado de trabalho como um todo, com novas áreas em constante crescimento, além de amplo destaque para o mercado de Gestão de Pessoas, que garantiu um papel importante no sucesso das organizações.