Após anunciar uma receita de líquida recorde de R$622,2 milhões no terceiro trimeste, a CI&T divulgou como tem utilizado a IA dentro de seus processos para a entrega de melhores resultados. Dessa forma, a empresa desenvolveu o CI&T Flow, sua plataforma proprietária de hiperprodutividade baseada em agentes de IA. Lançada em julho de 2023, a ferramenta foi disponibilizada para todos os seus membros.
Desde então, o software, usado por cerca de 7.000 colaboradores, têm impulsionado áreas como Marketing, acelerando a produção de conteúdos em 62,5% e reduzindo em 95% os custos operacionais, incluindo traduções e criação de imagens e vídeos. Esses aumentos na eficiência permitem que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas, sem impactos diretos à estrutura dos times em si.
Outro exemplo disso é no departamento de Pessoas, que registrou uma redução de 20% no tempo necessário para novas contratações de talentos. "Com essa incrível aceleração da adoção da IA, a CI&T se torna um ambiente de crescimento rápido de carreiras powered by IA, algo que todo profissional precisa buscar. Essa é a nossa missão: transformar as pessoas para transformar os negócios", afirma Bob Wollheim, EVP e Partner de Growth & People.
Ademais, diversos times que cuidam de mais de 100 contratos de clientes já adotaram esse sistema, com destaque para marcas como Bradesco, Alelo e Bullla. No total, mais de 1.000 usuários utilizam o recurso e os impactos são expressivos: diminuição de 50% na duração do desenvolvimento de softwares e um aumento de 30% na produtividade média dessas equipes.
IA transforma rotinas em diversas áreas da empresa
Na CI&T, a adoção massiva da inteligência artificial não foi apenas uma demanda dos times de tecnologia, mas um passo estratégico e imperativo para toda a organização. Para garantir a implementação e a expansão do CI&T Flow, a companhia estabeleceu uma meta ambiciosa: até o final de 2023, todas as áreas deveriam incorporar a IA e mudar radicalmente as suas rotinas.
Com esse desafio, setores como Jurídico, Marketing, Relações com Investidores e Pessoas, entre outros, se movimentaram para integrar a ferramenta em suas operações diárias. Hoje, mais de 70% dos colaboradores utilizam a plataforma regularmente, fruto de um sólido programa de upskilling e reskilling que capacita os profissionais para atuarem de forma mais eficiente e criativa, alavancando o uso de IA, conforme Wollheim.
"A CI&T nasceu na era da Internet e esteve presente em todos os marcos importantes da história da tecnologia, desde o surgimento dos smartphones até o atual 'boom' da IA. Nossa missão é estar na vanguarda e capacitar continuamente os nossos talentos. Estamos prontos para seguir evoluindo juntos, abraçando as novidades do mundo e liderando essa jornada ao lado de nossas pessoas e nossos clientes", finaliza.