CEF vai dar ênfase ao uso de certificados digitais em 2007

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As áreas de segurança da informação e de tecnologia da Caixa Econômica Federal se reuniram quer fazer de 2007 o ano da certificação digital. A meta é que todos os 2,4 mil pontos de atendimento da instituição passem a atender clientes e interessados em adquirir certificados.

O modelo que está sendo montado estabelece que a primeira identificação será presencial, diretamente nas agências da Caixa, e a segunda verificação dos documentos de forma centralizada em 75 pontos de apoio. Esses são passos obrigatórios para a emissão de certificados da ICP-Brasil.

A Caixa já começou o treinamento de 12 mil funcionários. Atualmente, a instituição possui 300 pontos de atendimento credenciados em funcionamento para emissão de certificados, com 3 mil funcionários treinados operando.

Para o diretor de tecnologia da informação, Roberto Zamboni, os certificados digitais funcionam como um facilitador de relacionamento entre o cliente e a instituição. ?Seu uso permite que várias das operações, antes feitas de forma presencial nas agências, passem a ser em efetuadas pela internet de forma rápida, prática e segura?, afirmou.

De acordo com Zamboni, até o fim deste ano a Caixa terá emitido mais de 4,5 milhões de certificados digitais para o programa de conectividade social que permite, entre outras transações, prestar conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, pelo fato do programa ter iniciado antes da existência da ICP-Brasil, esses certificados são proprietários da Caixa e não compatíveis com o padrão nacional.

O gerente nacional de segurança da informação, Delfino Souza, disse que a migração já está acontecendo, mas que serão necessários dois ou três anos para estar completamente concluído para o sistema da ICP-Brasil.

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