O CPqD e a Dell firmaram acordo para atuar em pesquisas de plataformas padrão Intel. A Dell vai lançar mão do benefício proveniente da Lei de Informática para, junto com os especialistas do CPqD, desenvolver novas tecnologias. Orientadas para avaliar o comportamento de sistemas de suporte a operações (OSS) em ambientes mais flexíveis, como é o caso da plataforma Intel, as pesquisas têm como objetivo principal a redução de custos com infra-estrutura de TI em operadoras de telecomunicações.
Para isso, estão sendo testadas diversas arquiteturas para o desenvolvimento de aplicações de sistemas de softwares de suporte a operações. Os resultados dessas pesquisas visam garantir o uso de plataformas Intel em aplicações de grande estresse e volume, garantindo que não haja a perda de produtividade.
No que diz respeito à adequação de sua adoção em sistemas de suporte a operação, serão consideradas as tecnologias NGOSS (New Generation Operations Systems and Software), E-TOM (enhanced Telecom Operations Map), OSS/J (Operations Support System through Java), web services, além de arquitetura orientada a serviços (SOA).
"A busca pela redução do investimento em TI e a conseqüente redução nos custos de manutenção das instalações das soluções de maior porte e criticidade, propiciando melhor relação custo-benefício para as empresas, são algumas das orientações de mercado que justificam essas pesquisas", comenta Carla Guimarães, gerente de mercado do CPqD.
O gerente de P&D da Dell, Luiz Carneiro, aponta outros diferenciais. Entre eles, cita o crescimento do desempenho e confiabilidade de servidores com a arquitetura Intel, que tem levado o uso de máquinas abertas pelos grandes clientes.