A Assespro-Rio de Janeiro prepara para o segundo semestre de 2008 um catálogo nacional de software para acesso livre na internet. O objetivo da publicação é servir de referência para as micro e pequenas empresas de todo o Brasil na escolha da empresa de TI que se adequa melhor às suas necessidades e manter-se atualizadas. O catálogo faz parte das ações do Proimpe (Projeto de Estímulo ao uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas), liderado pelo Sebrae Nacional, e que tem como objetivo incentivar o uso da tecnologia da informação nas MPEs para que possam aumentar o lucro e a competitividade no mercado.
De acordo com último boletim estatístico de micro e pequenas empresas do Sebrae, cerca de 60% das empresas encerram as atividades com até quatro anos de existência. Além disso, em média, metade dos negócios abertos fecha as portas em menos de dois anos. O baixo investimento em inovação tecnológica aparece como principal motivador das quebras, já que implica no aumento da concorrência e, conseqüentemente, baixo lucro e falta de clientes. O catálogo surge como uma contribuição para mudar esse quadro, com o objetivo de facilitar a escolha por melhores soluções na área de tecnologia da informação.
A Assespro-RJ é responsável pela gestão do projeto e também pela elaboração do catálogo, além de gerenciar a implementação e o contínuo aperfeiçoamento do site, tendo suporte do Proimpe.
De acordo com o diretor-executivo da Assespro-RJ, Daniel Pereira, o Catálogo Nacional de Software pretende facilitar a interação entre fornecedor e comprador, além de aumentar a confiança e credibilidade no mercado. ?As previsões são de que haja aumento de 10% no desempenho de vendas das empresas cadastradas, crescimento de 25% na implementação de soluções e acréscimo de 15% no número de MPEs que usam sistemas de TI?, afirma.