Governo quer criar 1,2 mil centros de tecnologia até 2010

0

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, anunciou nesta terça-feira (18/12) que o governo vai implantar 1,2 mil centros de vocação tecnológica (CVTs) em todo o país até 2010. A meta foi estabelecida no 4º Caderno de Altos Estudos – Capacitação Tecnológica da População, lançado pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, na Câmara dos Deputados. O estudo apresenta as ações bem sucedidas de capacitação tecnológica no Brasil.

O trabalho foi coordenado pelo deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), que também é autor do Projeto de Lei 7394/06, em conjunto com o deputado Inocêncio Oliveira (PL-PE), presidente do Conselho de Altos Estudos. A proposta cria um fundo específico, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e de 5% dos recursos do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT), para financiar programas de inclusão digital e capacitação tecnológica da população de baixa renda.

O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) elogiou a atuação do grupo como formulador de políticas públicas que vêm sendo aproveitadas pelo governo federal, como foi o caso também do programa do biodiesel. Ele disse que o estudo publicado hoje vai ajudar a combater a exclusão digital. "Tão ruim quanto o analfabetismo funcional é o analfabetismo tecnológico", disse.

Rezende afirmou que o governo Lula está comprometido com a capacitação tecnológica e "abraçou" ações para levar conhecimento à população de maneira mais abrangente. Ele ponderou que o sucesso do programa depende de parceria com os estados. "Infelizmente, até agora há pouquíssimos estados engajados", lamentou, ao citar que apenas o Ceará, Goiás e Minas Gerais aderiram ao projeto.

Rezende citou como modelo a política de capacitação tecnológica desenvolvida pelo ministério em parceria com o governo de Minas, que se comprometeu a investir R$ 1 para cada R$ 1 aplicado pelo governo federal. Segundo ele, no estado existem 120 CVTs em implantação, graças, em parte, a emendas parlamentares que a bancada mineira tem destinado a essa finalidade.

O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Joe Valle, anunciou que o governo vai inaugurar 100 centros de vocação tecnológica (CVTs) articulados com centros federais de educação tecnológica (Cefets) no próximo ano. "O CVT é o epicentro de uma revolução tecnológica por meio da formação das pessoas", disse.

A idéia do deputado Ariosto Holanda é que os centros promovam a difusão de conhecimento entre camadas mais pobres da população. Cada espaço é equipado com computadores conectados à internet, sala de videoconferência e outros equipamentos tecnológicos, instalados estrategicamente em volta de Cefets e de universidades.

Por sua vez, o diretor de Educação Profissional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira, informou que, até 2010, o governo pretende entregar também 354 institutos federais de ensino tecnológico (Infets). Nesses institutos, segundo ele, será priorizada a formação técnica, que terá 50% das vagas oferecidas. Para a formação de professores, serão reservadas 20% das vagas. Os Infets vão promover ainda a educação profissional continuada, a formação de tecnólogos e a oferta de cursos de pós-graduação em tecnologia.

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou que o desafio do governo, em relação à difusão do conhecimento tecnológico, é consolidar as políticas de ciência e tecnologia e, ao mesmo tempo, democratizar o conhecimento tecnológico, para que se coloque cada vez mais a serviço da emancipação dos pobres. Ela considera que é preciso "ampliar as possibilidades e criar uma sociedade do conhecimento a serviço do desenvolvimento integral das pessoas". Para Ananias, o desenvolvimento com base na revolução tecnológica pode solucionar o problema da desigualdade social. ?A grande vergonha que nos inquieta a todos."

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.